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BR-369

Viaduto da PUC em Londrina será interditado para nova etapa da obra

Na segunda-feira (17), o trânsito de veículos no sentido Cambé – Londrina passa a utilizar a nova via marginal sul

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Viaduto da PUC em Londrina será interditado para nova etapa da obra
Autor Foto por DER-PR - A medida é necessária para interditar a rodovia federal

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) informa que o tráfego de veículos na BR-369 em Londrina, região Norte, será desviado para as novas vias marginais na altura do entroncamento com a Avenida Jockei Clube (acesso à PUC), Avenida Cruzeiro do Sul, Rua Geraldo Rodrigues e a Rua das Indústrias, iniciando a partir da semana que vem, em duas datas.

Na segunda-feira (17), o trânsito de veículos no sentido Cambé – Londrina passa a utilizar a nova via marginal sul, que vai operar em sentido único. E na segunda-feira seguinte (24), será a vez do tráfego no sentido Londrina – Cambé ser totalmente desviado para a nova via marginal norte, também com sentido único.

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A medida é necessária para interditar a rodovia federal, que será demolida no trecho para início dos serviços de implantação de uma nova interseção em desnível, conhecida como Viaduto da PUC, já que ela vai facilitar o acesso ao campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná no município.

O trecho estará devidamente sinalizado indicando as mudanças, e é importante que os usuários sigam com cautela pelo local durante esta etapa, garantindo a segurança de todos. A mudança permanecerá até a liberação das pistas novas da BR-369, sobre o viaduto, praticamente ao final dos serviços.

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OBRA

Além da construção da estrutura do viaduto, a obra prevê a elevação das pistas da rodovia federal, que é duplicada no trecho, e uma passagem inferior com pistas duplas ligadas a duas rotatórias e às novas marginais, permitindo a entrada e saída na rodovia, assim como a ligação entre as vias municipais de acesso, separando o tráfego local do tráfego de longa distância.

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As pistas novas terão duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, com acostamentos externos de 2,5 metros e faixa de segurança interna de 60 centímetros para cada lado, separadas por barreiras de concreto. Os acessos terão 7 metros de largura, sendo 6,10 metros de faixa de rolamento e 45 centímetros de faixa segurança de cada lado.

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Também serão executadas novas calçadas em concreto, muros de contenção dos taludes do viaduto, sinalização horizontal e vertical, iluminação pública e paisagismo.

O investimento é de R$ 31.069.120,00, já estando concluídos 35,40% da obra, de acordo com a medição mais recente, de maio.

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