Vereadoras do PR sofrem ataque misógino por roupas usadas em posse
Publicação feita por um blog tratou sobre as roupas das parlamentares, alegando que elas "resolveram sexualizar com decotes provocantes"

Um blog de Curitiba gerou polêmica ao fazer uma publicação onde ataca as vereadoras que tomaram posse na última quarta-feira (1º). No post, o Blog do Tupan trata sobre as roupas que as parlamentares utilizaram na cerimônia, alegando que elas "resolveram sexualizar com decotes provocantes". Na mesma notícia, o portal destacou imagens das vereadoras assinando o termo de posse.
A Câmara Municipal de Curitiba e as 12 vereadoras que compõem sua bancada feminina repudiaram a publicação. "O teor do texto é inaceitável e reforça estereótipos que minimizam a atuação política das mulheres, reduzindo-as a aspectos físicos e tentando desviar o foco de sua competência e compromisso com a sociedade. Esse tipo de abordagem, além de ofensiva, vai contra os princípios constitucionais de igualdade, dignidade e respeito, fundamentais em uma democracia", diz parte do texto.
- LEIA MAIS: Quem é Wellington Gentil, que deve assumir como vereador em Apucarana
Manifestação nas redes sociais
Uma das vereadoras da capital paranaense, Laís Leão (PDT), utilizou as redes sociais para denunciar o caso, considerado por ela como uma manifestação de violência política de gênero.
"Esse episódio deplorável demonstra o quanto ainda precisamos lutar para garantir um ambiente político igualitário e respeitoso [...] Nossa resposta é firme: não haverá tolerância com retrocessos ou comportamentos que perpetuem o machismo e a misoginia", escreveu.
A legislação, em vigor desde 2021, considera crime de gênero ações que impeçam, restrinjam, menosprezem ou discriminem a campanha eleitoral, ou o desempenho de mandato eletivo de mulheres. Em caso de condenação, a lei prevê pena de um a quatro anos de prisão, além de multa.
Também nas redes sociais, a vereadora Camilla Gonda (PSB) afirmou ser lamentável "reduzir as atuações das parlamentares à mera observação de suas aparências físicas".

A vereadora Indiara Barbosa (Novo) também lamentou o caso.
"Em um momento histórico em que Curitiba elege 12 mulheres como vereadoras para representar a população, temos que ver esse tipo de coisa, associar a imagem da mulher à conotação sexual. São coisas ainda que temos que enfrentar. Lamentável", citou.
Maior bancada feminina da história
A atual composição da Câmara de Vereadores de Curitiba conta com 12 mulheres. Portanto, esta é a maior bancada feminina do legislativo curitibano.
As vereadoras eleitas foram Amália Tortato (Novo), Andressa Bianchessi (União), Camilla Gonda (PSB), Carlise Kwiatkowski (PL), Delegada Tathiana Guzella (União), Giorgia Prates - Mandata Preta (PT), Indiara Barbosa (Novo), Laís Leão (PDT), Meri Martins (Republicanos), Professora Angela (PSOL), Rafaela Lupion (PSD) e Vanda de Assis (PT).