MAIS LIDAS
VER TODOS

Polêmica

Vereador do PR questiona obrigatoriedade de vacina contra covid para crianças

Parlamentar de Cascavel, no Oeste do Estado, negou ser "negacionista", mas disse que filhos não podem ser "cobaias"

Da Redação

·
Rondinelle Batista (Novo), de Cascavel
Icone Camera Foto por Reprodução
Rondinelle Batista (Novo), de Cascavel
Escrito por Da Redação
Publicado em 07.04.2025, 17:07:53 Editado em 07.04.2025, 17:08:00
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

Um vereador de Cascavel, no Oeste do Paraná, questionou nesta segunda-feira (07), durante sessão do Legislativo local, a obrigatoriedade da imunização contra a covid-19 para crianças de seis meses a cinco anos de idade. Prevista em uma norma técnica do Ministério da Saúde, a vacinação desse público-alvo se tornou obrigatória em dezembro de 2024. A exigência de imunização dessas crianças foi validada pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

-LEIA MAIS: Vereador diz que se "chifrudos" morarem na rua faltarão vias no Paraná

continua após publicidade

Rondinelle Batista (Novo) argumentou que, para uma vacina ser incluída no Plano Nacional de Imunização (PNI), é necessário que seja publicada no Diário Oficial da União. Ele observou, no entanto, que a norma técnica do Ministério da Saúde, de 20 de dezembro de 2023, não se encontra em nenhum decreto, portaria ou projeto de lei, tornando sua obrigatoriedade questionável.

Ele afirmou que não é "negacionista". Segundo o vereador, os pais que questionam a vacinação obrigatória são contra a "ideia de seus filhos serem usados como cobaias para um experimento". Ele pediu à Prefeitura de Cascavel, ao Conselho Tutelar e ao Ministério Público que respeitem o direito dos pais de decidir sobre a vacinação de seus filhos.

“Diz aqui no final do rodapé dessa nota do STJ que a vacinação infantil contra o covid-19 é segura, baseado na experiência da aplicação de 8,7 milhões de doses de vacinas em crianças. A segurança se dá, segundo aqui o STJ, somente pela aplicação. Aplicou, não sentiu nada a criança, então quer dizer que a vacina ela é segura”, justificou sua crítica.

continua após publicidade

Segundo o site CGN, parceiro do TNOnline, o vereador também citou um despacho da promotora Cristina Nacos, de Ascurra (SC), que deu parecer favorável aos pais que não querem vacinar seus filhos contra a covid-19. A promotor sustentou que a exigência da norma técnica sofre de "vício formal", o que desobriga os pais a vacinarem os seus filhos.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Vereador do PR questiona obrigatoriedade de vacina contra covid para crianças"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!