Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
VEJA PROGRAMAÇÃO

Verão Maior movimenta litoral do Paraná em janeiro e fevereiro

Objetivo do governo estadual é atrair mais turistas, movimentar a economia local e tornar a experiência do verão inesquecível; saiba mais

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Verão Maior movimenta litoral do Paraná em janeiro e fevereiro
Autor Foto por SEES - A megaoperação montada pelo Governo do Estado prevê uma grande estrutura

O Verão Maior Paraná promete movimentar o litoral do Paraná e as praias de água doce do noroeste durante os meses de janeiro e fevereiro. A megaoperação montada pelo Governo do Estado prevê uma grande estrutura para entretenimento e atividades esportivas.

-LEIA MAIS: De Titãs a Sorriso Maroto: Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Verão Maior Paraná 2024/2025 contará com sete finais de semana seguidos com programação musical e grandes nomes da cultura popular brasileira nas praias paranaenses, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro. A expectativa é de reunir um público superior ao da última edição, que atraiu mais de 1 milhão de turistas, inclusive com um show com mais de 150 mil pessoas, ou quase dois Maracanãs lotados.

Todo o trabalho do governo tem por objetivo atrair mais turistas, movimentar a economia local e tornar a experiência do verão inesquecível para quem visita o estado. Com a orla de Matinhos renovada, faixa de areia ampliada e as obras em andamento da nova ponte que liga Guaratuba a Matinhos, este verão promete ser o melhor da história.

“As cidades do Litoral, que por muitos anos careciam de grandes investimentos, hoje veem a transformação causada por obras aguardadas há décadas, que já refletem no aumento da movimentação de pessoas, gerando mais empregos e renda no comércio, hotelaria, gastronomia e turismo, e em breve significarão também um salto no desenvolvimento econômico”, afirma o governador Ratinho Junior (PSD).

publicidade

Impulsionada pela revitalização da Orla de Matinhos, obra sob coordenação do Instituto Água e Terra (IAT), a expectativa da rede hoteleira local é de um aumento de até 40% na ocupação para a temporada 2024/2025, o dobro do incremento alcançado nos dois últimos anos, que gerou em torno de 20%.

O otimismo do setor se deve especialmente à ampliação significativa da estrutura ofertada pelo Governo do Estado. Principal intervenção urbana da história do Litoral do Paraná, a nova orla do município alcançou 96,53% de conclusão em novembro e deve ser entregue ainda no primeiro trimestre de 2025. O investimento é de R$ 354,4 milhões.

SHOWS - O Verão Maior Paraná 2024/2025 do Governo do Estado promoverá 33 shows gratuitos nas arenas de Matinhos e Pontal do Paraná entre janeiro e fevereiro. Serão sete finais de semana seguidos com programação musical e grandes nomes da cultura popular brasileira nas praias paranaenses, de 10 de janeiro a 22 de fevereiro.

publicidade

Os ritmos serão bem variados, passando pelo rock nacional de Titãs, o pop rock de Jota Quest, o samba do Sorriso Maroto, o pagode de Péricles e Alexandre Pires, a moda caipira de Rio Negro & Solimões e o sertanejo de Michel Teló, Matheus & Kauan, Guilherme & Santiago, João Bosco & Vinícius, Fernando & Sorocaba, César Menotti & Fabiano, e vários outros.

O primeiro final de semana terá Jota Quest, Péricles e Matheus & Kauan em Matinhos, de sexta-feira a domingo (10 a 12 de janeiro), na arena que será construída nas proximidades do Pico de Matinhos, e Péricles e Loubet em Pontal do Paraná, no Centro de Eventos Marissol, na sexta-feira e no sábado. O fechamento da programação terá Fernando & Sorocaba e Titãs em Matinhos e George Henrique & Rodrigo e Rick & Renner em Pontal do Paraná.


publicidade

							Verão Maior movimenta litoral do Paraná em janeiro e fevereiro
Autor Foto por Divulgação/AEN - Verão Maior Paraná terá 33 shows gratuitos

Confira a programação completa:

Matinhos

  • 10 de janeiro - Jota Quest
  • 11 de janeiro - Péricles
  • 12 de janeiro - Matheus & Kauan
  • 17 de janeiro - Gustavo Mioto
  • 18 de janeiro - Guilherme & Santiago
  • 24 de janeiro - Alexandre Pires
  • 25 de janeiro - César Menotti & Fabiano
  • 26 de janeiro - Guilherme & Benuto
  • 31 de janeiro - Sorriso Maroto
  • 01 de fevereiro - Atração surpresa
  • 07 de fevereiro - João Bosco & Vinícius
  • 08 de fevereiro - Zezé di Camargo & Luciano
  • 09 de fevereiro - Michel Teló
  • 14 de fevereiro - Clayton e Romário
  • 15 de fevereiro - Eduardo Costa
  • 21 de fevereiro - Fernando & Sorocaba
  • 22 de fevereiro - Titãs

Pontal do Paraná

publicidade
  • 10 de janeiro - Péricles
  • 11 de janeiro - Loubet
  • 17 de janeiro - Guilherme & Santiago
  • 18 de janeiro - Sambô
  • 24 de janeiro - César Menotti & Fabiano
  • 25 de janeiro - João Haroldo & Betinho e Guilherme & Benuto
  • 31 de janeiro - Bruninho & Davi
  • 01 de fevereiro - João Neto & Frederico
  • 07 de fevereiro - Felipe Araújo
  • 08 de fevereiro - Cezar & Paulinho e Thiago Carvalho
  • 14 de fevereiro - Eduardo Costa
  • 15 de fevereiro - Rio Negro & Solimões
  • 21 de fevereiro - George Henrique & Rodrigo
  • 22 de fevereiro - Rick & Renner

ARTISTAS LOCAIS – Além dos grandes shows, as praias paranaenses receberão artistas locais para animar o público. As apresentações acontecerão nos palcos de Matinhos, Guaratuba, no Litoral, além de São Pedro do Paraná e Porto Rico, duas das prainhas de água doce do Noroeste. A programação com os artistas paranaenses acontece de 3 de janeiro até 1.º de fevereiro nos palcos Sunset de Caiobá, Guaratuba, São Pedro do Paraná e Porto Rico, começando às 18h30.

Além dos shows, esta edição do Verão Maior terá ações voltadas aos veranistas e comunidade local em arenas fixas no Litoral (Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná) e no Noroeste do Estado, com atividades e competições esportivas, aulas de ginástica, dança, gincanas, caminhadas e recreação infantil, além de exposições e ações itinerantes das secretarias estaduais. A programação completa pode ser conferida no site do Verão Maior Paraná

ESPORTES - A programação do Verão Maior Paraná 2024/2025, do Governo do Estado, contará 31 eventos, dentro do escopo dos Jogos de Aventura e Natureza (JANs). Entre dezembro de 2024 e fevereiro de 2025, os municípios de Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba e Morretes, além da Ilha do Mel e de São Pedro do Paraná, no Noroeste, vão receber torneios esportivos estaduais, nacionais e internacionais.

publicidade


  • Com a orla de Matinhos renovada, este verão promete ser o melhor da história1 de 3
    Foto: Com a orla de Matinhos renovada, este verão promete ser o melhor da história Autor: SEES
  • Projeto conta com cadeiras anfíbias, destinadas ao banho de mar de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida2 de 3
    Foto: Projeto conta com cadeiras anfíbias, destinadas ao banho de mar de cadeirantes e pessoas com mobilidade reduzida Autor: SEES
  • Verão Maior Paraná 2024/2025 contará com sete finais de semana seguidos com programação musical3 de 3
    Foto: Verão Maior Paraná 2024/2025 contará com sete finais de semana seguidos com programação musical Autor: SEES

São destaques na Arena Verão Maior Caiobá, centro dos grandes eventos esportivos da temporada, o Best Trick Skate Red Bull, nos dias 18 e 19 de janeiro, e também o ITF Beach Tennis Tour, que retorna à programação após grande sucesso no verão passado, trazendo os melhores atletas do mundo na modalidade, entre 5 e 9 de fevereiro. Entre 19 e 23 de fevereiro, a arena recebe o Campeonato Brasileiro e o Sul-Americano de Handebol de Areia.

As outras praias receberão a Travessia dos Veteranos (Guaratuba), Levantamento de Peso Olímpico (Pontal do Paraná) e Lobafest (Ilha do Mel). Outras atrações são o Campeonato Paranaense de Surf e o Campeonato Brasileiro de Bodyboarding, ainda sem locais definidos.

publicidade

NOVOS BANHEIROS - Os veranistas encontrarão 19 novos banheiros nesta temporada. As estruturas foram instaladas e já estão operando nos municípios de Paranaguá, Pontal do Paraná, Matinhos, Guaratuba, Morretes, Antonina, Guaraqueçaba e Campina Grande do Sul – no Portal da Estrada da Graciosa. Todas as estruturas têm ligação de água e esgoto e lavatórios. A contratação foi feita por meio da da Secretaria do Turismo (Setu-PR).

A contratação já prevê o fornecimento dos insumos necessários para o pleno funcionamento dos banheiros, como papel higiênico, toalhas de papel, produtos de limpeza e afins. Cada unidade conta, também, com um funcionário contratado pelo fornecedor para garantir a limpeza e a manutenção do local. O uso é gratuito.

"A maior de todos os tempos"

publicidade

O governador do Estado, Ratinho Junior, afirmou que, por conta do investimento, esta será a maior edição do Verão Maior Paraná. “É o maior investimento da história do Estado em todas as áreas e em especial na segurança pública, fruto de uma estratégia que nós temos de trazer muita tranquilidade para os nossos veranistas e para a população que mora no nosso Litoral. Já não temos mais pousadas, hotéis, casas para alugar, e isso é uma demonstração de que nós teremos um início de ano com muitos turistas, em especial o turismo de família, pessoas que vem com seus filhos, os netos, para curtir o nosso verão”, afirmou.

“Estamos vendo uma evolução do nosso Litoral, com obras importantes acontecendo, o setor imobiliário crescendo muito, a geração de emprego bombando, até com dificuldade em mão de obra para atender o setor de serviços, e isso é muito bom, é um bom problema que nós temos, uma demonstração que a economia está muito forte fruto dos investimentos do Governo do Estado”, ressaltou.

O Governo do Estado investiu para a preparação do Verão Maior Paraná no Litoral e nas praias de água doce da Região Noroeste (Marilena, Porto Rico e São Pedro do Paraná) cerca de R$ 120 milhões, sem contar as obras estruturantes, como a Revitalização da Orla de Matinhos, 96,53% concluída com investimento de R$ 354,4 milhões, a construção da Ponte de Guaratuba-Matinhos, que chegou a 32% de execução com orçamento de R$ 386,9 milhões, a Revitalização da Orla de Pontal do Paraná, entre outras.

“Os moradores e turistas vão onde tem infraestrutura, com ruas e estradas boas, uma orla adequada e moderna, e é o que nós estamos fazendo, com a Ponte de Guaratuba-Matinhos, a revitalização das orlas, a duplicação de rodovias, tudo isso faz parte de uma estratégia, com o turista trazendo não só a sua família para passear, mas também para investir”, finalizou.

O secretário de Estado do Esporte e coordenador do Verão Maior Paraná, Helio Wirbiski, lembrou que os eventos envolvem todos os órgãos do governo, oferecendo serviço de qualidade ao cidadão. “Estamos dando o pontapé inicial. Tudo organizado em todas as áreas, um projeto de fomento ao desenvolvimento e à economia do Litoral. Temos shows nacionais e de artistas paranaenses, mais de 30 eventos esportivos, profissionais de diversas áreas, tudo para atender o nosso veranista”, explicou.

“Queremos dar condições para que as famílias tenham tranquilidade, com segurança e com muita estrutura na área de cultura, de turismo e de esporte. É um ciclo virtuoso que nós criamos, com um programa em que todo o Governo do Estado participa no sentido de dar essa tranquilidade à população”, complementou. “A nossa obrigação é atender bem o cidadão do Litoral, o paranaense, e também o turista, que ele é quem vai trazer dividendo para que nós possamos sobreviver fora de temporada.”

De acordo com o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, receber a programação do Verão Maior Paraná tem transformado o município, que completou 29 anos na sexta-feira (20). “O Verão Maior traz mais visibilidade para a nossa cidade e isso é muito importante, e todo esse investimento que o Governo do Estado tem feito tem movimentado a cidade também fora da temporada, atraindo muitos turistas para nossa região. Isso move a economia e fortalece o comércio”, disse. “O Litoral não é mais só do Natal até o Carnaval. Hoje a gente movimenta o ano inteiro graças a todo esse apoio do Estado.”

A cerimônia foi realizada no Centro de Eventos Marissol, onde vão acontecer os shows do Verão Maior em Pontal do Paraná. O evento contou com exposição de viaturas históricas e de grande porte, brincadeiras para as crianças, exposições, passeio de balão, vôlei de praia e uma demonstração das aeronaves que vão reforçar a segurança pública no Litoral.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline