Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ALTA

Vendas no comércio varejista do PR acumulam alta de 2,6% em 2025

Resultado é um ponto percentual acima da média nacional no mesmo período, com 1,6%

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Vendas no comércio varejista do PR acumulam alta de 2,6% em 2025
AutorEm 12 meses, o crescimento foi de 2,6%; na comparação entre agosto de 2025 e de 2024. - Foto: © TÂNIA RÊGO/AGÊNCIA BRASIL

As vendas no comércio varejista do Paraná cresceram 2,6% no acumulado de 2025, entre janeiro e agosto, um ponto percentual acima da média nacional no mesmo período, que registrou 1,6%. Os dados da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram também que o Estado registrou índices positivos em todos os recortes analisados.

LEIA MAIS: Formigas saúvas podem 'recordar' agentes causadores de doenças

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o levantamento, os setores que mais contribuíram para o resultado positivo do Paraná durante o ano de 2025 foram o de eletrodomésticos, com o segundo melhor índice do País, com 15,9%; móveis e eletrodomésticos, com 11%; e tecidos, vestuário e calçados, com 8,6%.

Nos últimos 12 meses, as vendas do varejo tiveram resultado positivo, repetindo os 2,6% do acumulado do ano de 2025 e acima da média nacional, que foi de 2,2%. Novamente os eletrodomésticos, com 15,9%, móveis e eletrodomésticos, com 12,5%, e tecidos, vestuário e calçados, com 8,2%, contribuíram para o bom saldo paranaense.

Quando comparado o mês de agosto de 2025 com o mesmo mês do ano passado, o Paraná teve aumento de 2,4% nas vendas do comércio, seis vezes mais que a média brasileira neste recorte, de 0,4%. Eletrodomésticos (28,5%), móveis e eletrodomésticos (24,2%) e móveis (21,2%), principais setores responsáveis pela alta no Estado, tiveram os maiores índices do Brasil. Na passagem de julho para agosto, o crescimento foi de 0,4%, acima do registrado no País, de 0,2%.

publicidade

OUTROS SEGMENTOS – O índice de vendas do atacado especializado em produtos alimentícios, bebidas e fumo cresceu 10% na comparação entre agosto de 2025 e agosto de 2024. Foi o segundo melhor resultado do País, atrás apenas do Espírito Santo (16,4%) e bem acima do Rio Grande do Sul, na terceira posição, com 4,2%.

Já o comércio de materiais de construção no Paraná teve resultados expressivos em nível nacional. Foram 8,2% no acumulado de 12 meses, 5,3% no acumulado de 2025 e 0,8% na comparação entre agosto deste ano e de 2024, com o Estado sempre figurando no top 3 nas altas dentro deste segmento. As vendas de veículos, motocicletas, partes e peças cresceram 5,3% nos últimos 12 meses.

FATURAMENTO – Os resultados positivos nas vendas também refletiram no faturamento do comércio varejista. De janeiro a agosto deste ano, a receita nominal cresceu 8,4%, 1,2 ponto percentual acima da média Brasil, que foi de 7,2%. Já nos últimos 12 meses, de setembro de 2024 a agosto de 2025, o índice paranaense foi de 8%, acima dos 7,7% do País.

publicidade

Entre julho e agosto, o faturamento cresceu 8,5% no Estado, enquanto que na comparação do oitavo mês do ano com o mesmo período de 2024 o aumento foi de 0,4%. Os números demonstram que o cenário de alta nas vendas foi revertido em mais dinheiro no caixa do comércio varejista, o que contribui para a geração de mais empregos e, consequentemente, renda para a população.

PESQUISA – A Pesquisa Mensal do Comércio (PMC) produz, desde 1995, indicadores que permitem acompanhar o comportamento conjuntural do comércio varejista no país, investigando a receita bruta de revenda nas empresas formalmente constituídas, com 20 ou mais pessoas ocupadas, e cuja atividade principal é o comércio varejista. No Sidra, o banco de dados do IBGE, é possível consultar os dados detalhados para o Paraná, em nível nacional e dos outros estados.


publicidade


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline