Veja regiões do PR que poderão ter ventos acima de 80 km/h
Há possibilidade de precipitação de granizo e chuvas intensas (com acumulados pontuais acima de 50 mm)

O Paraná está sob alerta para a ocorrência de tempestades severas entre a tarde de sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08). Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, divulgado nesta quinta-feira (06) pelo Simepar e pela Defesa Civil, aponta um agravamento do cenário meteorológico.
-LEIA MAIS: Paraná reduz casos e mortes por dengue acima da média nacional em 2025
A previsão indica risco "muito alto" para a metade Oeste do Estado e "alto" para a metade Leste, com possibilidade de fortes rajadas de vento (que podem superar 80 km/h), precipitação de granizo e chuvas intensas (com acumulados pontuais acima de 50 mm).
Segundo a Defesa Civil, há risco de alagamentos, enxurradas pontuais, destelhamentos, queda de galhos de árvores e danos à rede elétrica.
O sistema é resultado da combinação de um intenso sistema de baixa pressão, formado entre o Paraguai e o Sul do País, com o deslocamento de uma frente fria associada a um ciclone extratropical.
O forte calor previsto para sexta-feira (07) deve agravar a situação. As temperaturas podem atingir 34°C em cidades do Norte e do Oeste, potencializando a força das tempestades.
As chuvas devem começar na tarde de sexta, primeiramente nas áreas do Sudoeste e Oeste, espalhando-se para as demais regiões do Estado entre o final da tarde e a noite. A instabilidade persiste pela madrugada de sábado (08) na faixa Norte, na divisa com São Paulo.
Trégua e vento no fim de semana
O alerta de tempestade chega após uma rápida trégua. Nesta quinta-feira (06), não há previsão de chuva na maior parte do Paraná. A exceção é a faixa Leste (RMC, Serra e Litoral), onde a umidade do oceano deixa o tempo nublado e as temperaturas mais amenas, com máxima de 22°C em Curitiba. No Interior, porém, as máximas podem ultrapassar os 30°C.
Após a passagem da frente fria, entre a tarde de sábado (08) e a manhã de domingo (09), o ciclone extratropical se aprofunda sobre o oceano. Este movimento deve provocar rajadas de vento entre 40 km/h e 60 km/h no Leste do Paraná, podendo superar 70 km/h no Litoral e causar agitação marítima.
A Defesa Civil do Paraná envia alertas por SMS. Para se cadastrar, basta enviar uma mensagem com o CEP da região para o número 40199.
