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Veja como funcionará o bonde urbano sem trilhos e guiado por imãs no PR

Guias magnéticas começam a ser instaladas nesta quinta-feira na Região Metropolitana de Curitiba (RMC)

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Veja como funcionará o bonde urbano sem trilhos e guiado por imãs no PR
AutorEste será o primeiro sistema de transporte coletivo sem trilhos e guiado por ímãs da América do Sul - Foto: AMEP

O Governo do Paraná inicia, nesta quinta-feira (06), a instalação das guias magnéticas para o Bonde Urbano Digital (BUD), novo sistema de transporte coletivo que será testado na Região Metropolitana de Curitiba (RMC). Os trabalhos começam pela Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415), entre Pinhais e Piraquara.

-LEIA MAIS: Jovem paranaense desaparecida é encontrada presa na França

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As intervenções, coordenadas pela Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), ocorrerão entre os quilômetros 6 e 7 da rodovia. No local, será implantado o trecho de 1,3 quilômetro onde o veículo elétrico circulará com autonomia.

Este será o primeiro sistema de transporte coletivo sem trilhos e guiado por ímãs da América do Sul.

Impacto no Trânsito

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Durante a instalação, os motoristas devem redobrar a atenção. Haverá interrupção de tráfego em uma das faixas da rodovia, exclusivamente no trecho da obra.

Para minimizar o impacto no tráfego, os serviços serão realizados fora dos horários de pico, das 10h às 17h. O local será sinalizado e contará com o acompanhamento de equipes das prefeituras e do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR).

A Amep informa que, após a conclusão, a faixa utilizada pelo BUD não será exclusiva, permitindo a manutenção do fluxo regular de veículos.

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Tecnologia e Estrutura

O sistema utiliza ímãs instalados sob o pavimento, com um metro de distância entre eles e apenas sete centímetros de profundidade.

"É uma tecnologia versátil, que não causa transtornos e em breve beneficiará milhares de pessoas", afirmou Gilson Santos, diretor-presidente da Amep, destacando a "intervenção mínima" no asfalto.

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Testes para a instalação já foram realizados no Terminal de Piraquara. Nesta primeira fase, serão feitas mil perfurações, sendo 750 na rodovia e 250 no Terminal São Roque.

A infraestrutura para o BUD já está avançada. No Terminal de Piraquara, a garagem que funcionará como oficina de manutenção e base de carregamento do veículo (100% elétrico) já foi finalizada. Uma sala no terminal foi adaptada para ser o Centro de Controle Operacional (CCO), de onde as equipes monitorarão todo o percurso em tempo real.

Sobre o Bonde Urbano Digital (BUD)

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  • Capacidade: 280 passageiros.
  • Tarifa: Será a mesma do sistema metropolitano (R$ 5,50).
  • Velocidade: Pode atingir até 70 km/h.
  • Veículo: Tem 30 metros de comprimento, ar-condicionado e operação bidirecional.
  • Vida Útil: Estimada em 30 anos, o triplo dos ônibus convencionais.
  • Sustentabilidade: Além de elétrico, o sistema tem custo de implantação até três vezes menor que o de um VLT (Veículo Leve sobre Trilhos).

Desenvolvido pela empresa chinesa CRRC, o BUD é equipado com sensores, radares e câmeras que garantem a orientação autônoma.

Durante a fase de testes, os ônibus que atualmente fazem o trajeto entre as duas cidades continuarão operando normalmente. A previsão é que o Bonde Urbano Digital comece a operar até o fim deste ano.

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