Vacina para prevenir bronquiolite e pneumonia em bebês chega ao PR
Imunizante será aplicado em gestantes com 28 semanas ou mais para proteger bebês nos primeiros meses
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Em entrevista concedida à imprensa hoje (1), em Curitiba, o secretário de estado da saúde, Beto Preto, confirmou que o Paraná deve receber nos próximos dias, do Ministério da Saúde, o primeiro lote de 37 mil doses da vacina contra o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), principal causador da bronquiolite em bebês.
LEIA MAIS: Polícia Civil prende autor de feminicídio de idosa em Apucarana
“A vacina está sendo incorporada ao calendário regular do Sistema Único de Saúde (SUS). Vamos receber esse primeiro lote nos próximos dias, para começar vacinar mulheres com mais de 28 semanas de gestação. A vacina protege o recém-nascido nos primeiros seis meses, contra o vírus sincicial respiratório, que neste ano de 2025 – infelizmente - causou muitas internações de bebês e também alguns óbitos”, explica Beto Preto.
A 16ª Regional de Saúde de Apucarana, conforme prevê o diretor Paulo Vital, pode receber o primeiro lote de vacinas ainda nesta semana. “Trata-se de uma vacina muito importante para proteger o recém-nascido nos primeiros seis meses de vida, período de maior vulnerabilidade para doenças graves causadas pelo VSR, como bronquiolite e pneumonia”, comenta Vital.
Conforme relata o secretário de estado da saúde Beto Preto, a gestante, ao ser imunizada, transfere anticorpos ao feto por meio da placenta, reduzindo os riscos de infecção grave e complicações respiratórias. “A incorporação deste novo imunizante é um passo muito significativo para a saúde pública. É um ganho importante ao cuidado da mãe e do seu bebê, pois vacinando as gestantes contra o VSR elas conferem imunidade passiva ao seu filho, protegendo-o contra infecção grave durante os primeiros meses de vida”, destaca Beto Preto.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) já iniciou o planejamento técnico e operacional para a chegada do novo imunizante, incluindo capacitações das equipes municipais sobre armazenamento, aplicação e registro das doses. Assim que o Ministério da Saúde confirmar o envio, as vacinas serão distribuídas às regionais e repassadas aos municípios.
Este vírus é uma das principais causas de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em bebês. A infecção pode evoluir para quadros graves, exigindo internação hospitalar.
De acordo com o Informe Epidemiológico de Síndromes Respiratórias Agudas Graves da Sesa, o VSR é identificado anualmente como um dos vírus mais prevalentes nas amostras testadas pelo Lacen/PR, reforçando a importância da imunização preventiva.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline