Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
DESTAQUE

UTFPR está entre as universidades que mais registraram inovações no BR

De acordo com ranking divulgado pelo INPI, a UTFPR ocupa o 9º lugar entre os maiores depositantes de Modelos de Utilidade em 2024

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O desempenho no ranking do INPI reflete a estratégia da universidade de aproximar pesquisa acadêmica de soluções aplicadas
Icone Camera Foto por Divulgação
O desempenho no ranking do INPI reflete a estratégia da universidade de aproximar pesquisa acadêmica de soluções aplicadas
publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

A Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) ficou em 9º lugar no ranking nacional de Modelos de Utilidade em 2024, segundo o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI). O resultado coloca a instituição entre as dez que mais registraram inovações técnicas no país, reforçando sua aproximação com o setor produtivo.

Criada em 1909 como Escola de Aprendizes Artífices e transformada na primeira universidade tecnológica do Brasil, a UTFPR mantém 13 campi no Paraná. O modelo de ensino busca integrar teoria e prática, preparando engenheiros e tecnólogos para atuar em diferentes áreas e contextos.

publicidade

LEIA MAIS: Idosa passa mal e atinge poste na Rua Padre Severino Cerutti

Um exemplo é o engenheiro civil Rafael Feldmann, formado no campus Curitiba, que atualmente coordena empreendimentos multifamiliares de grande porte nos Estados Unidos. “A formação na UTFPR me deu base para lidar com processos complexos e adaptá-los a outras realidades”, afirma.

publicidade

Antes da carreira internacional, Feldmann atuou em projetos de inovação no Brasil, como o desenvolvimento de aplicativos de gestão de obra e a parceria com startups voltadas ao planejamento de canteiros. Nos Estados Unidos, foi responsável por aplicar práticas difundidas na América do Sul, como o uso de paredes de concreto moldadas no local, além de métodos de planejamento visual de obras. “Esse aprendizado me deu segurança para propor melhorias em um mercado com exigências diferentes”, completa.

O desempenho no ranking do INPI reflete a estratégia da universidade de aproximar pesquisa acadêmica de soluções aplicadas, formando profissionais que conseguem levar conhecimento técnico para diferentes setores e países.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline