MAIS LIDAS
VER TODOS

Investimentos

Unidades Mistas de Saúde levam perfil assistencial a municípios do PR

As construções são inéditas no Estado e vão otimizar o tempo de resposta e a capacidade de atendimento no interior paranaense

Da Redação

·
Escrito por Da Redação
Publicado em 08.02.2024, 11:04:26 Editado em 08.02.2024, 11:04:32
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Integrando serviços de Atenção Primária e Pronto Atendimento de Baixa Complexidade, as Unidades Mistas de Saúde (UMS) do Paraná vão assumir um perfil assistencial inédito para municípios de pequeno porte. As construções são inéditas no Estado e vão otimizar o tempo de resposta e a capacidade de atendimento no Interior.

continua após publicidade

O projeto padrão, criado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e oferecido às prefeituras, conta com área total de 643,53 metros quadrados, e prevê investimento médio de R$ 3,5 milhões. Os espaços têm capacidade para oferecer, em média, 3,1 mil atendimentos por mês, garantindo também acesso 24 horas para serviços de urgência e emergência.

- LEIA MAIS: Arapongas registra primeiro óbito por dengue em 2024

continua após publicidade

Uma das principais características é a união do atendimento similar de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com os serviços de urgência e emergência, característicos dos pronto atendimentos. Esse conceito abrange a disponibilidade de atendimento padrão e leitos para estabilização de pacientes em condições mais críticas até que possam ser encaminhados para centros médicos de maior porte.

As unidades também vão ofertar atendimento médico especializado, multiprofissional e interdisciplinar, contando ainda com laboratório de análises clínicas.

São 13 unidades já anunciadas em diferentes regiões: Maria Helena (Noroeste), Ivaté (Noroeste), Quatro Pontes (Oeste), Jataizinho (Norte), Mariluz (Noroeste), São Jorge d Oeste (Sudoeste), Jaguapitã (Norte), Telêmaco Borba (Campos Gerais), Boa Esperança (Centro-Oeste), São Sebastião da Amoreira (Norte), Fernandes Pinheiro (Sudoeste), Cantagalo (Centro-Sul) e Ventania (Campos Gerais). O investimento já ultrapassa R$ 50 milhões.

continua após publicidade

Das obras em andamento, a mais avançada é a de Maria Helena, com 75% da estruturação concluída e previsão de inauguração nos próximos meses. Oito cidades ainda vão iniciar as construções. O menor desses municípios é Quatro Pontes (4.480 habitantes) e o maior é Telêmaco Borba (75.042).

O secretário estadual da Saúde, Beto Preto, visitou nesta semana as obras da unidade de Ivaté, no Noroeste, um dos primeiros municípios a receber o projeto. A unidade localizada na Avenida Rio de Janeiro está com 24% de execução. A previsão de inauguração é para o primeiro semestre deste ano.

"Essas unidades se consolidarão como referências na expansão do acesso aos serviços de saúde”, disse. “É um ponto de mudança na história desses municípios, que terão mais agilidade, conforto e qualidade para cuidar de seus cidadãos. Nosso trabalho sempre como prioridade garantir mais qualidade de vida aos paranaenses".

O prefeito Denilson Prevital considera a estrutura um marco para o município. “Ivaté passará por uma grande transformação na qualidade de saúde, uma mudança verdadeiramente histórica”, afirmou. “Somos um município pequeno, mas o Governo do Estado sempre dedicou grande atenção e apoio para o nosso desenvolvimento. Temos apenas a agradecer por mais essa ação que, sem dúvidas, irá nos ajudar a salvar vidas”.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Unidades Mistas de Saúde levam perfil assistencial a municípios do PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!