Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PREVISÃO

Último fim de semana da primavera terá altas temperaturas e chuva

O sol predomina em todo o Paraná, com nebulosidade restrita em algumas regiões

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Último fim de semana da primavera terá altas temperaturas  e chuva
Autor No domingo, às 12h03, tem início o verão - Foto: Adriany freitas/TNOnline

A primavera se despede do Paraná com temperaturas altas. Na sexta-feira (19), de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as temperaturas devem ultrapassar os 30°C em várias regiões do estado, e se mantém elevadas mesmo com a previsão de pancadas de chuva no interior, entre sábado e domingo. No domingo, às 12h03, tem início o verão.

A amplitude térmica é o destaque desta sexta-feira. As temperaturas mínimas mais altas no Estado no amanhecer foram de 20,3°C em Paranaguá, e 20°C em Loanda e Cidade Gaúcha (INMET). Entre o início da manhã e o meio da tarde, as temperaturas devem subir cerca de 10°C em praticamente todas as regiões, e até o fim da tarde chegam aos 30°C nas regiões Oeste, Sudoeste, Noroeste e Nordeste do Paraná, podendo ultrapassar esse valor em cidades como Santa Helena, Marechal Cândido Rondon, Dois Vizinhos, Maringá, Colorado, e Cornélio Procópio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Paraná reduz IPVA, impostos de produtos e serviços essenciais

No Centro-Sul e no Litoral, as máximas ficam em torno dos 27°C e 28°C graus. Já na Região Metropolitana de Curitiba e nos Campos Gerais as temperaturas ficam mais amenas, próximas dos 25°C. “Ao longo desta sexta-feira não há previsão de chuva. O sol predomina em todo o Paraná, com nebulosidade restrita no leste do Estado, especialmente no Litoral e Serra do Mar. Essa nebulosidade tende a se dispersar gradualmente ao longo do dia”, explica Bianca de Angelo, meteorologista do Simepar.

CHUVA – O sábado (20) começa muito parecido com sexta-feira, mas à tarde há previsão de chuva em duas regiões. “A formação de um novo centro de baixa pressão sobre o Paraguai favorece o aumento das instabilidades atmosféricas no Paraná. Por isso, há previsão de pancadas de chuva de curta duração, principalmente nas regiões Norte e Noroeste, com maior frequência durante a tarde, quando as temperaturas estão mais elevadas. Comportamento típico de verão”, afirma Bianca.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda no sábado não é descartada a possibilidade de garoa ocasional, de curta duração à noite, em algumas cidades do Litoral. No domingo (21), esse sistema avança em direção ao Rio Grande do Sul, intensificando as instabilidades no Paraná, especialmente no Sudoeste, Oeste e Noroeste do estado. “A previsão é de pancadas de chuva mais intensas, acompanhadas de trovoadas. Ainda assim, o sistema não apresenta a organização suficiente para atingir todo o Paraná, resultando em chuvas pontuais”, ressalta Bianca.

Segundo a meteorologista, o rápido deslocamento do sistema e a falta de estrutura dele impedem o avanço de uma frente fria sobre o Paraná. Dessa forma, não há expectativa de queda das temperaturas. As máximas seguem ultrapassando os 30°C em todo o Estado no domingo.

Na segunda-feira, segue a previsão de pancadas de chuvas pontuais em quase todas as regiões paranaenses, com menor chance na Região Metropolitana de Curitiba e no Litoral, e predomínio sobre o Sul do Estado. As temperaturas seguirão em elevação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

SIMEPAR – Com uma estrutura de 120 estações hidrometeorológicas telemétricas automáticas, três radares meteorológicos e cinco sensores de descargas atmosféricas, o Simepar é responsável por fornecer dados meteorológicos para órgãos como a Coordenadoria da Defesa Civil e a Secretaria do Desenvolvimento Sustentável, de modo a facilitar ações de resposta a situações extremas. São monitoradas desde situações causadas por chuvas extremas, como enxurradas, deslizamentos e alagamentos, até situações como incêndios e secas.

Dados mais detalhados da previsão do tempo para os 399 municípios paranaenses estão disponíveis no site. A previsão tem duas atualizações diárias. Para cada cidade é possível saber o quanto deve chover, temperaturas mínimas e máximas previstas, umidade relativa do ar e vento, com detalhamento por hora para a data e o dia seguinte.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline