Última superlua do ano poderá ser vista no norte do PR
Simepar aponta alta chance de observação na região; fenômeno ocorre na noite desta quinta-feira (4)
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A região norte do Paraná está entre as áreas com maior chance de observar a última superlua de 2025, que acontece na noite desta quinta-feira (4). Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), as condições atmosféricas serão mais favoráveis no norte, noroeste e oeste do estado.
LEIA MAIS: PF faz operação contra falso banco digital que movimentou R$ 1 bilhão
A superlua ocorre quando a fase cheia coincide com o momento em que a Lua está mais próxima da Terra, fazendo com que pareça cerca de 10% maior no céu.
Apesar da instabilidade prevista para o leste do estado, que deve dificultar a visualização na RMC e no litoral, o norte do Paraná deve ter céu mais limpo, permitindo melhor observação do fenômeno.
De acordo com o Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina (Gedal), o melhor momento para observar a superlua é logo após o nascer da Lua, por volta das 19h, quando ela parece ainda maior por efeito de ilusão de ótica ao surgir no horizonte.
A Lua atinge o perigeu (ponto mais próximo da Terra) com distância aproximada de 360 mil quilômetros. A órbita lunar é elíptica e pode variar até 405 mil quilômetros no apogeu.
O coordenador do Gedal, Miguel Moreno, destaca o encanto que o fenômeno desperta: “Quando se anuncia uma superlua, as pessoas param e olham para o céu. É um momento de conexão e curiosidade com o universo”, afirma.
Para aproveitar a visualização, a recomendação é escolher locais com horizonte aberto e pouca interferência luminosa.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline