Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ENSINO SUPERIOR

UEM: abstenção no vestibular é a menor em 13 anos

Apenas 995 candidatos não compareceram, o que representa 10,99% do total de 9.056 inscritos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

UEM: abstenção no vestibular é a menor em 13 anos
AutorFoto: UEM

As provas do Vestibular de Verão 2025 da Universidade Estadual de Maringá (UEM) foram aplicadas no domingo (02) sem intercorrências, segundo a Comissão Central do Vestibular Unificado (CVU). Apenas 995 candidatos não compareceram, o que representa 10,99% do total de 9.056 inscritos. O percentual foi o menor registrado nos últimos 13 anos entre as edições de Verão.

- LEIA MAIS: Carreta na Inovação oferece atividades gratuitas em Faxinal

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os estudantes prestaram as provas em Maringá – no câmpus da UEM e no Centro Universitário Cidade Verde (UniCV) – e em outras dez cidades: Apucarana, Campo Mourão, Paranavaí, Ivaiporã, Cascavel, Curitiba, Ponta Grossa, Cianorte, Goioerê e Umuarama. A maior abstenção foi em Curitiba (17,48%) e a menor em Maringá (6,48%).

Ao todo, são ofertadas 968 vagas em mais de 70 cursos de graduação presenciais. Dessas, 670 são de ampla concorrência e 298 voltadas a políticas afirmativas: cotas sociais, sociais para negros, para negros e para pessoas com deficiência (PcD). Os candidatos puderam se inscrever em até três opções de curso, de diferentes áreas, turnos e câmpus.

O reitor Leandro Vanalli comentou sobre o baixo índice de abstenção. “Ficamos felizes com o baixo índice de ausentes, sendo o menor dos últimos 13 anos, o que demonstra a procura por um ensino gratuito e de qualidade. Precisamos trabalhar ainda mais para que esse índice continue a cair e garantir que a experiência do aluno UEM, desde a inscrição no vestibular até a formatura, seja de excelência.”

publicidade

DETALHES DAS PROVAS - Além de responder a 50 questões objetivas, os participantes elaboraram uma redação. O gênero textual cobrado foi resposta argumentativa. A partir do enunciado, o texto deveria responder à questão “A cultura no Brasil é valorizada?”. O gabarito provisório das questões objetivas já está disponível no site.

Os candidatos poderão entrar com pedido de reconsideração das respostas mediante preenchimento de formulário disponível no Menu do Candidato em até 24 horas após a divulgação. O gabarito definitivo será publicado após análise dos recursos. A nota e a imagem da redação serão divulgadas a partir das 15h do dia 12 de novembro.

O resultado final estará disponível no dia 19 de dezembro, a partir das 10h. Mais informações podem ser consultadas no Menu do Candidato ou no App Vestibular UEM. A CVU pode ser contatada pelo telefone e WhatsApp (44) 3011-5705 ou pelos endereços de e-mail [email protected] e [email protected]. O edital do processo seletivo está no site do vestibular.

publicidade

BANCAS DE HETEROIDENTIFICAÇÃO - Conforme o Edital nº 040/2025-CVU, o candidato classificado no vestibular para vagas relacionadas às cotas sociais para negros e cotas para negros deverá comprovar a autodeclaração no ato da pré-matrícula. Ou seja, a condição autodeclarada será verificada por banca de heteroidentificação presencial em data, horário e local a serem estabelecidos em edital, após a divulgação do resultado final.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline