Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ELEIÇÕES 2024

TRE-PR unifica julgamento de recursos de decisões que podem cassar Adan Lenharo

Desembargadores vão analisar na mesma sessão recursos a ações apresentadas pelo PSD e pelo PT; entenda

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sede do TRE-PR em Curitiba
Icone Camera Foto por Divulgação/TRE
Sede do TRE-PR em Curitiba
publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

O Tribunal Regional Eleitoral-PR (TRE-PR) unificou o julgamento de dois recursos apresentados pelo partido Democracia Cristã (DC), que elegeu o vereador Adan Lenharo, contra decisões da Justiça Eleitoral de Apucarana que determinaram a retotalização dos votos válidos e o recálculo dos quocientes eleitoral e partidário das eleições 2024. Os dois recursos serão apreciados em sessão marcada para o dia 3 de setembro, às 14 horas.

-LEIA MAIS: Câmeras registram briga e tiros que acabaram em morte em Marilândia

publicidade

Em primeira instância, as duas ações de investigação eleitoral por fraude à cota de gênero contra o DC - apresentadas pelo PSD e pela ex-candidata a vereadora Damarli Guarnieri (PT) - foram acatadas pelo Judiciário, que já havia unificado o julgamento por se tratar do mesmo assunto.

As duas Ações de Investigação Judicial Eleitoral (AIJEs) apontavam que duas candidaturas femininas registradas pelo Democracia Cristã – Shirley Aparecida Pepato Oliviere e Juliana Pereira dos Santos – teriam sido fictícias, com o objetivo de burlar a exigência legal mínima de 30% de candidaturas femininas, conforme a Lei das Eleições (nº 9.504/97).

O DC elegeu o vereador Adan Lenharo, que seria cassado caso a decisão em primeira instância seja confirmada pelo TRE-PR no próximo dia 3 de setembro. Além dele, o mandato do vereador Luciano Facchiano (Agir) também pode ser afetado após recálculo dos quocientes eleitorais. As duas vagas seriam ocupadas por Lucas Leugi (PSD) e Pablo da Segurança (Cidadania).

publicidade

O parecer do Ministério Público Eleitoral (MPE) é favorável à cassação do Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários do DC.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline