Tornado no PR deixa mais de 400 feridos; 2 pessoas estão desaparecidas
Nove vítimas apresentaram ferimentos graves após tornado ter passado por Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do estado
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Pelo menos cinco pessoas morreram e 432 foram atendidas em decorrência do tornado que atingiu Rio Bonito do Iguaçu, na região Centro-Sul do Paraná, na sexta-feira (7). Quatro óbitos ocorreram no município e um foi registrado em Guarapuava, segundo o balanço atualizado das forças de segurança estaduais.
LEIA MAIS: Governo mobiliza força-tarefa após tornado em Rio Bonito do Iguaçu
Entre os 432 atendimentos realizados pelo Corpo de Bombeiros Militar do Paraná (CBMPR) e pelos serviços de saúde, nove vítimas apresentaram ferimentos graves, com algumas necessitando de intervenção cirúrgica. As equipes de resgate informaram que todas as pessoas em áreas visíveis já receberam atendimento médico.
Duas pessoas seguem desaparecidas, mas as forças de salvamento alertam que o número pode aumentar à medida que familiares reportam novas informações. O levantamento de pessoas desalojadas e desabrigadas ainda está em andamento.
O governador Carlos Massa Ratinho Junior deslocou-se para Rio Bonito do Iguaçu neste sábado (08). Já as operações de busca e salvamento do CBMPR continuam ativas e também realizam o levantamento de danos, como postes caídos e casas afetadas.
A Polícia Militar do Paraná (PMPR) reforçou o policiamento na cidade e estabeleceu um posto de comando.
No total, 25 bombeiros militares atuam diretamente na resposta ao desastre, com outros 39 em deslocamento para reforçar as equipes. Policiais militares, voluntários, funcionários da prefeitura e dezenas de equipes de saúde auxiliam nos atendimentos.
A Defesa Civil Estadual já enviou um grande volume de ajuda humanitária, incluindo 2.600 telhas, 900 cestas básicas, colchões, kits de higiene e limpeza, e bobinas de lona. Os caminhões com os suprimentos têm como destino um abrigo em Laranjeiras do Sul, cidade vizinha a Rio Bonito do Iguaçu.
O tornado agrava a situação do Paraná, que enfrenta um período de fortes chuvas, vendavais e granizo desde o início de novembro. Até sexta-feira, antes do tornado, 14 cidades do estado já haviam decretado situação de emergência.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline