Tornado destrói cidade do Paraná; ao menos 4 morreram
Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do estado, foi atingido por um tornado classificado preliminarmente como F2 na escala
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Um tornado atingiu o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, no fim da tarde desta sexta-feira (07), causando destruição severa. A classificação do fenômeno foi confirmada pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). Pelo menos quatro pessoas morreram e cerca de 430 precisaram ser atendidas, de acordo com o Corpo de Bombeiros. Hospitais da região, como Cascavel, Guarapuava e Laranjeiras do Sul estão mobilizados em atender as vítimas. Assista ao vídeo abaixo.
LEIA MAIS: Governo mobiliza força-tarefa após tornado em Rio Bonito do Iguaçu
A cidade foi uma das mais afetadas no estado pela passagem de uma frente fria, que gerou múltiplos núcleos de tempestade em todas as regiões paranaenses.
O tornado foi classificado preliminarmente como F2 na escala Fujita, o que corresponde a ventos entre 180 km/h e 250 km/h. No entanto, o Simepar aponta fortes indícios de que, em alguns pontos da cidade, os ventos possam ter ultrapassado os 250 km/h, elevando a classificação para F3.
"Uma dessas tempestades, classificada como supercélula, gerou um tornado sobre o município", explicou Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. "A classificação foi baseada na análise dos danos e também nas imagens do radar meteorológico".
Segundo o especialista, foram registrados danos severos, como tombamentos de veículos, quedas de árvores inteiras e o desabamento de casas de alvenaria.
"Vamos continuar monitorando, analisando as imagens [...] em conjunto com a Defesa Civil, e se for o caso poderemos reclassificar a intensidade do fenômeno, pois foi extremamente severo", ressaltou Kneib.
Frente fria causou temporais no Estado
O tornado foi o evento extremo de um sistema meteorológico complexo que atingiu o Paraná na sexta-feira. Um intenso sistema de baixa pressão, formado entre o Paraguai e o Sul do Brasil, impulsionou o deslocamento da frente fria, associada a um ciclone extratropical que se movia do continente para o oceano.
Essa combinação provocou temporais severos sobre as regiões Oeste, Sudoeste e Centro-Sul do estado.
Rajadas de vento significativas foram registradas em diversos municípios. Os ventos mais fortes ocorreram em Dois Vizinhos (82,4 km/h), Cornélio Procópio (76 km/h) e Campo Mourão (74,2 km/h).
O volume de chuvas também foi elevado, ultrapassando 40 mm em cidades como Candói, Guarapuava, Pinhão e Campo Mourão. A previsão é de que a chuva continue avançando em direção a São Paulo durante a madrugada de sábado (08).
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline