Tornado atingiu nível 3 de 5 na escala de intensidade, diz governo
Fenômeno climático foi um dos maiores registrados no Brasil, até o momento
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O governo do Paraná classificou como F3 o tornado que atingiu a região de Rio Bonito do Iguaçu (PR), na sexta-feira (7). A classificação representa o terceiro nível de intensidade em uma escala que vai de zero a cinco.
- LEIA MAIS: Jovem de 14 anos é uma das vítimas fatais do tornado que atingiu o PR
O fenômeno meteorológico deixou seis mortos, sendo cinco em Rio Bonito do Iguaçu e um em Guarapuava. Mais de 600 pessoas ficaram feridas.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), em alguns pontos da cidade os ventos ultrapassaram 250 km/h.
O governador Ratinho Júnior (PSD) decretou estado de calamidade pública. Ele classificou o evento como "sem precedentes" na história do Paraná, citando a destruição de silos, postos de gasolina e outras edificações. Na tarde deste sábado, o governo decretou luto oficial.
ATENDIMENTO CONTINUA
Com a mobilização de hospitais de diferentes cidades, 750 pessoas que ficaram feridas no tornado que atingiu a região Centro do Paraná, principalmente a cidade de Rio Bonito do Iguaçu, já foram atendidas até o início da tarde deste sábado (8). Além de unidades de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) também foi mobilizado.
O atendimento inicial das vítimas está sendo feito em duas unidades hospitalares, uma unidade básica de saúde (UBS) e uma faculdade de Laranjeiras do Sul. Os pacientes que precisam de transferências são encaminhados ao Hospital Universitário de Cascavel e ao Hospital Regional de Guarapuava.
Um dos hospitais de Laranjeiras do Sul já fez 448 atendimentos, incluindo três cirurgias de ortopedia e uma geral. E 52 pacientes dessa unidade foram transferidos para os de maior porte, em Guarapuava e Cascavel. Na outra unidade hospitalar, foram 136 atendimentos, incluindo de crianças e gestantes, além da realização de cinco procedimentos cirúrgicos.
Na UBS, 125 pessoas foram atendidas, e outros 18 atendimentos foram realizados na faculdade. Já o Samu atendeu 48 pessoas, entre atendimento primário, transferências e serviços de regulação.
Mais de 30 ambulâncias da 5ª e da 7ª Regionais de Saúde estão disponíveis para atendimento, com mais de 100 profissionais de saúde e voluntários envolvidos. Os Pronto Atendimentos de Nova Laranjeiras, Cantagalo e Saudade do Iguaçu também foram disponibilizados para receber as vítimas.
O Centro de Medicamentos do Paraná (Cemepar) foi acionado e enviou 1.000 unidades de soro 500 ml e 1.000 unidades de ringer (outro tipo de soro) para apoio aos hospitais de Laranjeiras do Sul. Municípios da região do desastre também estão doando medicamentos e insumos para as unidades que estão recebendo os pacientes.
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) também está enviando cerca de 10 mil unidades de 17 tipos de materiais diferentes, incluindo ataduras, seringas, compressas, agulhas, entre outros insumos, que auxiliarão os hospitais nos atendimentos das vítimas.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline