MAIS LIDAS
VER TODOS

POLITICA

TJ suspende sessão que cassou vereador Renato Freitas, de Curitiba

Desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima acatou recurso do vereador, suspendendo efeitos da sessão especial da Câmara

Da Redação

·
O vereador Renato Freitas (PT) foi cassado nas sessões nos dias 21 e 22 de junho, que tiveram efeito suspenso por decisão da justiça nesta terça-feira (05)
Icone Camera Foto por Reprodução Arquivo pessoal
O vereador Renato Freitas (PT) foi cassado nas sessões nos dias 21 e 22 de junho, que tiveram efeito suspenso por decisão da justiça nesta terça-feira (05)
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.07.2022, 13:14:18 Editado em 05.07.2022, 13:18:42
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Tribunal de Justiça do Paraná suspendeu os efeitos da sessão de Julgamento da Câmara Municipal de Curitiba, nos dias 21 e 22 de junho de 2022 , quando foi decida pela cassação do mandato do vereador Renato Freitas (PT). A Câmara, que está em recesso até o dia 1º. de agosto, tem 30 dias para recorrer da decisão do tribunal, anunciada no final da manhã desta terça-feira (05).

continua após publicidade

A partir dessa liminar concedida pelo Tribunal de Justiça, Renato Freitas retoma o mandato de vereador e a suplente dele, Ana Júlia Ribeiro, que havia sido empossada na segunda-feira (04), tem o mandato automaticamente suspenso. Na posse, um dos destaques é o fato de Ana Júlia ser a mais jovem a assumir uma cadeira no Legislativo municipal, com apenas 22 anos. Ela ficou conhecida do grande público em 2016, com as manifestações dos estudantes de ensino médio.

A desembargadora relatora do recurso de Freitas, Maria Aparecida Blanco de Lima, determinou, ao deferir a antecipação de tutela recursal, “suspender os efeitos da Sessão Especial de Julgamento da Câmara Municipal de Curitiba, havida nos dias 21 e 22 de junho de 2022 e que culminaram na cassação do mandato do Agravante, bem como de seus atos subsequentes”.

continua após publicidade

A defesa do vereador Renato Freitas havia feito uma série de questionamentos e, um deles, sobre um descumprimento de prazos regimentais no processo, foi acolhido no relatório da desembargadora. Segundo a defesa, a Câmara não teria respeitado as regras regimentais.

Em sua defesa, o vereador argumenta que o prazo legal para convocação da sessão havia sido desrespeitado, o que teria feito com que sua defesa não fosse plenamente assegurada, como determinam as regras.

Na manhã desta terça-feira, o vereador fez uma postagem em suas redes sociais, sobre a decisão do TJ. No instagram pessoal, Renato Freitas escreveu que “a desembargadora Maria Aparecida Blanco de Lima decidiu que as sessões que cassaram o meu mandato foram ilegais, e por isso decretou a nulidade dos atos”.

continua após publicidade

No mesmo post, Renato Freitas não deixou de provocar os vereadores que apoiaram sua cassação. “A sanha punitivista e racista que motivou os vereadores contra mim, fez com que o presidente da Câmara e a base do prefeito enfiassem os pés pelas mãos, mais uma vez”, escreveu. E encerrou: “Ao contrário dos que torciam pela vitória do fracasso, estamos de volta, ao contrário dos julgamentos infelizes e hipócritas, estamos de volta!”

Veja o post de Renato Freitas:

TJ suspende sessão que cassou vereador Renato Freitas, de Curitiba
Foto por Claudemir hauptmann
GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "TJ suspende sessão que cassou vereador Renato Freitas, de Curitiba"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!