Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
TRANSTORNO

Temporal no PR causa queda de energia e deixa 50 cidades sem água

Nesse momento a recomendação é priorizar o uso da água para alimentação e higiene, contribuindo para uma normalização mais rápida do sistema

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Temporal no PR causa queda de energia e deixa 50 cidades sem água
Autor Foto por Divulgação - Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar)

O temporal que atingiu o Paraná neste domingo (21) e madrugadas desta segunda-feira (22), provocou queda de energia elétrica, afetando o abastecimento de água em quase 50 cidades do interior do Paraná, atendidas pela Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar). Os imóveis que tem caixa de água, conforme o recomendado pela Associação Brasileira de normas técnicas (ABNT), podem não perceber o desabastecimento.

📰 LEIA MAIS: Prefeitura de Cambira monitora crise de água e cobra providências

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Na região central do estado, a situação mais crítica é Laranjeiras do Sul, onde será necessário trocar o transformador de energia da estação de tratamento. Ainda há falta de eletricidade em Manoel Ribas, Palmital, no distrito Palmeirinha em Guarapuava, Ortigueira, Ventania, Imbaú, Reserva e Foz do Jordão.

Na região Nordeste, as cidades mais atingidas são Santo Antônio da Platina, Carlópolis e São José da Boa Vista. Na região Norte, a queda de energia danificou o sistema elétrico do principal poço de Santo Inácio. Em Guaraci, a unidade operacional da Sanepar do distrito de Bentópolis está sem eletricidade desde o fim da tarde de domingo. Em Ourizona, houve queda de postes, o que afetou o fornecimento de eletricidade e está prejudicando a produção de água. São João do Ivaí, Godoy Moreira, Rio Bom, Novo Itacolomi, Jandaia do Sul e Faxinal, no Vale do Ivaí, também estão como a produção de água afetada por falta de energia.

Na região Noroeste, ainda há o comprometimento do abastecimento de água na Vila Rural, em Paranavaí, Ubiratã, Alto Paraíso, Umuarama, Alto Piquiri e os distritos Paulistânia e Mirante, Brasilândia do Sul, Pérola, Altônia, incluindo os distritos São João, Jardim Paredão e Vila Yara, Francisco Alves e os distritos Rio Bonito e Bairro Catarinense, Cafezal do Sul e também o distrito Guaiporã, além dos distritos Vila Nilza e Nova Santa Helena, em Iporã.

publicidade

No Sudoeste, as cidades mais atingidas são Dois Vizinhos, Corbélia, Anahy, Lidoeste, Iracema do Oeste, São José das Palmeiras, Serranópolis do Iguaçu Nova Prata do Iguaçu, Cruzeiro do Iguaçu, São Jorge, Mangueirinha, Chopinzinho e Bom Sucesso do Sul. Alguns bairros de Toledo e Guaíra também podem ficar desabastecido pela falta de eletricidade provocada pelo temporal.

Em todos os locais, equipes da Copel trabalham para restabelecer a eletricidade e equipes da Sanepar atuam para retomar a produção e normalizar o abastecimento o mais breve possível. Nesse momento a recomendação é priorizar o uso da água para alimentação e higiene, contribuindo para uma normalização mais rápida do sistema.

MAIS TEMPORAL – De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o Paraná ainda está em alerta de temporal: 324 das 399 cidades podem registrar ventos entre 60 km/h e 100 km/h. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a mudança no tempo ocorrida neste domingo (21) aconteceu devido ao avanço de uma frente fria pelo Paraná.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline