Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ALERTA!

Temporais severos devem atingir o Norte do Paraná entre sexta e sábado

Simepar alerta para risco de granizo, ventos acima de 80 km/h e chuva intensa em cidades da região de Apucarana, Londrina e Maringá

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Temporais severos devem atingir o Norte do Paraná entre sexta e sábado
AutorO boletim prevê tempestades severas em várias regiões do Estado - Foto: Adriany Freitas/TNonline

Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, divulgada nesta quinta-feira (06) pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil do Paraná, alerta para o agravamento do tempo entre a tarde de sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08). O boletim prevê tempestades severas em várias regiões do Estado, com destaque para o Norte do Paraná, onde há risco de chuvas fortes, ventos intensos e granizo.

📰 LEIA MAIS: Ratinho Jr. vence Lula em 2º turno, aponta nova pesquisa

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Após uma breve trégua nesta quinta-feira — quando o tempo segue firme na maior parte da região, exceto por áreas isoladas no Leste —, o cenário muda completamente a partir de sexta. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o calor e a alta umidade criam condições ideais para a formação de nuvens de tempestade muito intensas.

“As temperaturas sobem bastante na sexta-feira, podendo chegar aos 34°C em cidades do Norte, como Maringá, Londrina, Apucarana e Paranavaí. Esse calor potencializa o risco para tempestades severas”, explica Jacóbsen.


							Temporais severos devem atingir o Norte do Paraná entre sexta e sábado
AutorFoto: Simepar

A previsão indica que os temporais começam no Sudoeste e Oeste, se deslocando rapidamente para o Norte do Estado ao longo da tarde e noite de sexta-feira. As chuvas devem persistir durante a madrugada de sábado (8), especialmente nas cidades que fazem divisa com São Paulo, como Cornélio Procópio, Jacarezinho e Bandeirantes.

publicidade

O Simepar e a Defesa Civil classificam o risco como muito alto para a metade Oeste e alto para o restante do Paraná, incluindo o Norte Central e Vale do Ivaí. Estão previstos acumulados acima de 50 mm, rajadas de vento que podem superar os 80 km/h, descargas elétricas e queda de granizo em pontos isolados.

Essas condições podem provocar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Por isso, os órgãos orientam que a população reforce os cuidados preventivos e evite se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante as tempestades.

A Defesa Civil segue em alerta e recomenda que os moradores se cadastrem para receber alertas gratuitos no celular. Basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199. O sistema envia mensagens com avisos sobre riscos de mau tempo e orientações de segurança.

publicidade

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

O Simepar reforça que o monitoramento das condições meteorológicas é constante e que novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço do sistema de tempestades sobre o Paraná.

👉 Mais informações e alertas vigentes podem ser consultados no site da Defesa Civil.

publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline