Temporais severos devem atingir o Norte do Paraná entre sexta e sábado
Simepar alerta para risco de granizo, ventos acima de 80 km/h e chuva intensa em cidades da região de Apucarana, Londrina e Maringá

Uma nova atualização do Boletim de Gestão de Riscos, divulgada nesta quinta-feira (06) pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil do Paraná, alerta para o agravamento do tempo entre a tarde de sexta-feira (07) e a manhã de sábado (08). O boletim prevê tempestades severas em várias regiões do Estado, com destaque para o Norte do Paraná, onde há risco de chuvas fortes, ventos intensos e granizo.
📰 LEIA MAIS: Ratinho Jr. vence Lula em 2º turno, aponta nova pesquisa
Após uma breve trégua nesta quinta-feira — quando o tempo segue firme na maior parte da região, exceto por áreas isoladas no Leste —, o cenário muda completamente a partir de sexta. Segundo o meteorologista Lizandro Jacóbsen, do Simepar, o calor e a alta umidade criam condições ideais para a formação de nuvens de tempestade muito intensas.
“As temperaturas sobem bastante na sexta-feira, podendo chegar aos 34°C em cidades do Norte, como Maringá, Londrina, Apucarana e Paranavaí. Esse calor potencializa o risco para tempestades severas”, explica Jacóbsen.

A previsão indica que os temporais começam no Sudoeste e Oeste, se deslocando rapidamente para o Norte do Estado ao longo da tarde e noite de sexta-feira. As chuvas devem persistir durante a madrugada de sábado (8), especialmente nas cidades que fazem divisa com São Paulo, como Cornélio Procópio, Jacarezinho e Bandeirantes.
O Simepar e a Defesa Civil classificam o risco como muito alto para a metade Oeste e alto para o restante do Paraná, incluindo o Norte Central e Vale do Ivaí. Estão previstos acumulados acima de 50 mm, rajadas de vento que podem superar os 80 km/h, descargas elétricas e queda de granizo em pontos isolados.
Essas condições podem provocar alagamentos, enxurradas, destelhamentos, queda de árvores e danos à rede elétrica. Por isso, os órgãos orientam que a população reforce os cuidados preventivos e evite se abrigar sob árvores ou estruturas metálicas durante as tempestades.
A Defesa Civil segue em alerta e recomenda que os moradores se cadastrem para receber alertas gratuitos no celular. Basta enviar um SMS com o CEP da localidade para o número 40199. O sistema envia mensagens com avisos sobre riscos de mau tempo e orientações de segurança.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
O Simepar reforça que o monitoramento das condições meteorológicas é constante e que novas atualizações serão divulgadas conforme o avanço do sistema de tempestades sobre o Paraná.
👉 Mais informações e alertas vigentes podem ser consultados no site da Defesa Civil.
