Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
DIA DA BIODIVERSIDADE

Tecpar apoia empresas em ações de conservação do meio ambiente

Nesta quarta-feira, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Tecpar apoia empresas em ações de conservação do meio ambiente
AutorDia da Biodiversidade: Tecpar apoia empresas em ações de conservação do meio ambiente - Foto: Hedeson Alves/Tecpar

Nesta quarta-feira, 22 de maio, é celebrado o Dia Internacional da Biodiversidade, data instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992, para alertar a população mundial sobre a importância da conservação da diversidade biológica. No Brasil, empresas que buscam minimizar os impactos de suas atividades sobre o meio ambiente contam com o apoio do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) para desenvolver ações sustentáveis.

Desde 2012, o Tecpar é credenciado para realizar auditorias no processo de obtenção da Certificação LIFE, reconhecimento concedido pelo Instituto LIFE a organizações comprometidas com a biodiversidade. A iniciativa é voltada para empresas que promovem ações voluntárias e efetivas de conservação do meio ambiente, contribuindo para a manutenção de áreas naturais, processos ecológicos e serviços ecossistêmicos.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS: Arapongas tem mais quatro mortes por dengue confirmadas pela Sesa

“A Certificação Life é um processo voluntário, no qual o Tecpar atua como organismo certificador independente. A proposta é avaliar os impactos da organização à biodiversidade, e propor ações para a mitigação ou compensação destes impactos”, afirma o gerente do Tecpar Certificação, Fábio Corrales.

A diretora executiva do Instituto LIFE, Regiane Borsato, avalia de forma muito positiva esta parceria de mais de uma década com o Tecpar, que atua como órgão certificador independente. “Estabelecida desde a criação do Instituto LIFE, esta parceria foi estratégica para nossa evolução. Graças a ela, a metodologia pôde ser testada e aprimorada durante as auditorias-piloto de avaliação das empresas, e durante toda a fase de desenvolvimento, teste e maturação da ferramenta e dos processos”, destaca.

publicidade

METODOLOGIA

A metodologia da Certificação LIFE possui requisitos técnicos que abrangem a gestão ambiental corporativa e ações efetivas de conservação da biodiversidade. É adaptável a empresas de qualquer porte ou setor, e a todos os setores da economia.

A gestão ambiental e os impactos da organização à biodiversidade são avaliados por meio de um sistema de pontuação. O objetivo é propor uma quantidade mínima de ações de conservação que deverão ser realizadas para obter a certificação. Todas as ações adotadas pela empresa para redução de impactos ambientais são registradas em um sistema informatizado.

Para o cálculo do impacto são considerados aspectos como a geração de resíduos, emissões de gases de efeito estufa, consumo de água, uso de energia e ocupação da área. A hierarquia de gestão de impactos obedece às seguintes etapas: evitar, reduzir, mitigar, recuperar e compensar.

publicidade

CERTIFICAÇÃO

Após a implantação das diretrizes estabelecidas, os auditores verificam se todos os requisitos para obtenção da certificação foram atendidos. Se a organização atender aos Indicadores LIFE de gestão e suas ações de conservação atingirem o desempenho mínimo para compensar a pressão exercida pela empresa, o Tecpar concede oficialmente a Certificação LIFE. O documento tem validade de cinco anos, com auditorias anuais de acompanhamento.

Atualmente seis organizações brasileiras possuem a Certificação LIFE concedida pelo Tecpar. São elas: Gaia, Silva, Gaede & Associados, certificada há 10 anos; C-Pack Creative Packaging, de Santa Catarina; Grupo Boticário; Itaipu Binacional; Posigraf; e JTI Processadora de Tabaco, primeira empresa do setor do agronegócio a obter a certificação.

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

publicidade

BENEFÍCIOS

Além de contribuir para a preservação da biodiversidade, a Certificação LIFE é um diferencial competitivo importante para as empresas, porque comunica ao mercado seu posicionamento e o compromisso com a biodiversidade.

Regiane pontua que as empresas estão cada vez mais sendo pressionadas para comprovarem que estão atuando de forma responsável e na busca pela sustentabilidade. Ela destaca que além da robustez técnica que existe por trás da metodologia para a Certificação LIFE, o reconhecimento também possibilita a emissão de Créditos de Biodiversidade.

“A certificação disponibiliza métricas de biodiversidade compatíveis com os principais índices financeiros e iniciativas corporativas de sustentabilidade. Além disso, as empresas certificadas passam a contar com um sistema de gestão ambiental qualificado, com o olhar voltado para biodiversidade, que as orienta nos processos de tomada de decisão e direcionamento dos investimentos”, salienta.

publicidade

No site do Tecpar é possível saber mais detalhes sobre a auditoria e o processo para obter a Certificação LIFE.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline