MAIS LIDAS
VER TODOS

demissão em massa

Tarifaço: indústria do Paraná demite 400 trabalhadores

BrasPine fabrica produtos à base de madeira e tinha os EUA como principal exportador. Empresa tinha anunciado férias coletivas a 1,5 mil trabalhadores

Da Redação

·
1,1 mil trabalhadores tiveram sua jornada e salário reduzidos.
Icone Camera Foto por Divulgação BrasPine
1,1 mil trabalhadores tiveram sua jornada e salário reduzidos.
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.09.2025, 17:45:28 Editado em 04.09.2025, 17:45:23
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A indústria BrasPine, que fabrica produtos à base de madeira no Paraná, anunciou nesta quarta-feira (3) a demissão de cerca de 400 funcionários de Jaguariaíva e Telêmaco Borba, nos Campos Gerais.

LEIA MAIS: Quase 400 pesssoas são monitoradas por tornozeleira em Apucarana e Arapongas

continua após publicidade

A empresa também disse que colocou cerca de 1,1 mil colaboradores em regime de layoff, e garantiu que todos estão com o vínculo empregatício preservado e benefícios mantidos, enquanto realizam capacitação profissional.

O termo layoff vem do inglês e remete a um “período de inatividade". Segundo o Tribunal Superior do Trabalho (TST), é um recurso que os empregadores podem usar para se recuperar de crises econômicas e financeiras, e pode ser feito de duas formas: reduzindo salário e jornada de trabalho, ou suspendendo temporariamente o contrato de trabalho.

continua após publicidade

A tarifa de 50% imposta pelo presidente Donald Trump aos produtos brasileiros exportados aos Estados Unidos foi anunciada em 9 de julho e entrou em vigor em 6 de agosto.

Ainda em julho, a BrasPine anunciou reduções nas próprias operações e a concessão de férias coletivas a diversos funcionários. Inicialmente, 700 trabalhadores foram afetados. Cerca de uma semana depois, a indústria informou que ampliou a medida para 1,5 mil funcionários.

Na época, a empresa informou que possuía, ao todo, cerca de 2,5 mil funcionários. Eram 1,2 mil em Jaguariaíva, 1,1 mil em Telêmaco Borba, 150 trabalhadores florestais e mais 50 em escritórios em Curitiba e Porto Alegre.

continua após publicidade

No comunicado emitido nesta quarta-feira (3), a indústria disse que, em razão das tarifas comerciais impostas pelos Estados Unidos e da ausência de avanços nas negociações setoriais, enfrenta uma retração significativa na demanda, com impacto direto na viabilidade da operação.

"A empresa segue comprometida com transparência e respeito às pessoas, oferecendo extensão de benefícios e suporte na recolocação profissional, bem como continua monitorando o mercado e mantendo o diálogo aberto com todos os órgãos governamentais e entidades setoriais", destacou.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Tarifaço: indústria do Paraná demite 400 trabalhadores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!