'Sprites': Fenômeno raro de luzes avermelhadas é registrado no céu do PR
Diferente dos raios comuns que tocam o solo, os sprites são descargas frias de plasma que se projetam para cima
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
Luzes avermelhadas e rápidas, conhecidas cientificamente como "Sprites", foram registradas no céu de Umuarama, na região Noroeste do Paraná, nesta sexta-feira (16). O fenômeno, considerado raro devido à dificuldade de captura, foi documentado pelo fotógrafo Asaff Saab de Souza, que autorizou a publicação pelo TNOnline.
-LEIA MAIS: Ponte de Guaratuba atinge 88% de execução; vídeo mostra avanço da obra
"Enfim, consegui meus primeiros registros de Sprites Vermelhos (Red Sprites), um fenômeno luminoso transitório que ocorre dezenas de quilômetros acima de tempestades intensas, com raios positivos bem fortes! E parece que sou o primeiro registrar esse fenômeno no Paraná haha pena que eles surgiram no canto da foto, mas já é um começo!! Nesse verão podemos ter outras oportunidades de observar e registrar esse fenômeno!!", postou o fotógrafo nas redes sociais.
Segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os sprites são eventos luminosos transitórios que duram entre 1 e 10 milissegundos. Eles ocorrem na alta atmosfera, entre 50 e 90 quilômetros de altitude, logo acima de nuvens de tempestade (Cumulonimbus) com intensa atividade elétrica.
Diferente dos raios comuns que tocam o solo, os sprites são descargas frias de plasma que se projetam para cima, apresentando formatos que lembram águas-vivas ou colunas verticais de cor vermelha ou alaranjada.
A visualização a olho nu é extremamente difícil devido à rapidez do flash. Para obter as imagens, o fotógrafo utilizou equipamentos de alta sensibilidade capazes de captar a luz em frações de segundo. A ocorrência do fenômeno está diretamente ligada à instabilidade atmosférica que atinge a região norte e noroeste do estado nesta semana.
Veja mais imagens captadas por Asaff Saab de Souza
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline