Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CLIMA

Simepar revela onde serão as primeiras geadas no Paraná; saiba quando

Outono traz mudanças climáticas no Estado, incluindo a possibilidade das primeiras geadas do ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Simepar revela onde serão as primeiras geadas no Paraná; saiba quando
Autor Foto por Ana QuimeloValdelino Pontes/SECID - Estação também terá menos chuvas e temperaturas amenas

Com a chegada do outono na última quinta-feira (20), o Paraná começa a registrar mudanças climáticas típicas da estação, incluindo a possibilidade das primeiras geadas do ano. Segundo meteorologistas do Simepar, as geadas devem ocorrer a partir da segunda metade de abril, especialmente nas regiões mais altas do Estado, como o Sudoeste, Sul, Centro-Sul, sul dos Campos Gerais e a Região Metropolitana de Curitiba.

“As geadas fazem parte da climatologia do outono no Paraná e costumam ocorrer principalmente no final da estação”, explica Reinaldo Kneib, meteorologista do Simepar. Além disso, a estação será marcada por noites e manhãs frias, com temperaturas máximas médias caindo progressivamente até junho.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Descubra os cuidados a ter com a saúde durante o outono no Paraná

Além das geadas, o outono no Paraná será marcado por variações bruscas de temperatura, com períodos de calor intercalados por quedas acentuadas nos termômetros. A amplitude térmica será elevada, com manhãs e noites frias e tardes mais quentes. Também são esperadas formações de nevoeiros, veranicos e redução na quantidade de chuvas, principalmente nas regiões Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste.

Menos chuvas e temperaturas mais amenas

O outono de 2025 será um pouco mais ameno do que o de 2024, que teve temperaturas até 2,5°C acima da média. A previsão indica que o volume de chuvas seguirá o padrão histórico na região Leste e será abaixo do normal nas demais regiões do Estado. Em maio, as precipitações costumam ser ligeiramente maiores do que em abril e junho, mas, no geral, o outono será mais seco.

publicidade

A diminuição das chuvas ocorre devido à atuação de sistemas de alta pressão atmosférica, que mantêm o tempo mais estável e aumentam o intervalo entre as precipitações. O fenômeno El Niño, que aquece as águas do Oceano Pacífico e influencia o clima global, já perdeu força, e o fraco resfriamento do oceano deve continuar ao longo da estação.

📲 Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

Queda nas temperaturas ao longo da estação

Conforme o outono avança, as temperaturas médias máximas devem diminuir em todas as regiões do Paraná. Em abril, a média no Litoral será de 27,4°C, caindo para 23,1°C em junho. Na Região Metropolitana de Curitiba, os termômetros devem registrar máximas de 25,4°C no início da estação e 20,6°C no final.

publicidade

No interior do Estado, as máximas também apresentarão queda: na região Central, a temperatura média cairá de 26°C para 21°C; no Sul, de 24,7°C para 19,5°C; no Sudoeste, de 27,1°C para 21,5°C; no Oeste, de 29°C para 23,6°C; e no Norte, de 29°C para 24,1°C.

Com a previsão das primeiras geadas e a redução gradual das temperaturas, os paranaenses devem se preparar para um outono típico, com contrastes térmicos e influência dos fenômenos climáticos globais.


publicidade

As informações são da Agência Estadual de Notícias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline