Simepar prevê volta de temporais severos ao Paraná na sexta-feira (07)
Apucarana e região voltam a ter risco de temporais, com possibilidade de granizo, ventos fortes e acumulados de chuva acima de 50 mm

A primavera segue com instabilidade climática acentuada no Paraná. Novos temporais foram registrados nesta quarta-feira (05), e o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) alerta para o retorno das chuvas intensas na sexta-feira (07) e no sábado (08), após uma breve trégua na quinta-feira (06).
O Vale do Ivaí sentiu os efeitos da instabilidade. Até as 11h desta quarta-feira, Apucarana estava entre as cidades paranaenses com acumulado de chuva superior a 30 mm. Em outras regiões, como Altônia e Guaíra, sistemas de baixa pressão causaram rajadas de vento que ultrapassaram 80 km/h durante a madrugada.
📰 LEIA MAIS: Réu que matou homem por olhar em cima do muro vai a júri em Apucarana (PR)
O volume de chuvas no estado está tão elevado que cinco estações meteorológicas do Simepar já ultrapassaram a média histórica esperada para todo o mês de novembro (Cândido de Abreu, Ubiratã, Cianorte, Santa Helena e Campo Mourão).
Alerta para o Fim de Semana
Embora as instabilidades percam força ao longo desta quarta-feira e a quinta-feira (06) deva ser de tempo mais estável, o alerta é retomado para a sexta-feira (07).
O boletim meteorológico do Simepar, emitido em parceria com a Defesa Civil, prevê a entrada de tempestades severas a partir da tarde de sexta, começando pelo Oeste e Sudoeste e avançando para as demais regiões, incluindo o Norte e Noroeste do estado. Há risco de fortes rajadas de vento, precipitação de granizo, muitas descargas elétricas e volumes de chuva que podem pontualmente ultrapassar os 50 mm em curtos períodos.
Auxílio à Região
Os impactos das chuvas recentes já mobilizam ações de resposta no Vale do Ivaí. O mais recente levantamento da Defesa Civil Estadual, divulgado na manhã desta quarta-feira (05), confirmou a distribuição de 16,3 mil telhas para seis municípios afetados por temporais anteriores.
Destes, três cidades da região foram contempladas com o auxílio: Bom Sucesso, Cambira e Jandaia do Sul, que receberam os materiais juntamente com Barbosa Ferraz, Pitangueiras e Quinta do Sol.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
Para garantir o pronto atendimento, o Governo do Estado mantém um estoque de 100 mil telhas e anunciou a aquisição de mais 50 mil unidades. Além disso, o governador Carlos Massa Ratinho Junior autorizou um repasse de R$ 50 milhões ao Fundo Estadual para Calamidades Públicas (Fecap), visando auxiliar os municípios atingidos e financiar ações de prevenção.
A Defesa Civil e o Simepar seguem monitorando o avanço das frentes. A população pode receber alertas de mau tempo diretamente no celular enviando um SMS com o CEP de sua localidade para o número 40199.
