Simepar prevê temperaturas altas no fim de semana e chuva no domingo
A chuva se espalha pelo estado na segunda-feira, mas na região Norte as temperaturas seguirão altas, próximas aos 38°C
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) aponta um fim de semana com temperaturas na faixa dos 37°C em algumas regiões do estado. Por causa do forte aquecimento, algumas pancadas de chuva podem ser registradas já nesta sexta-feira (28) e, depois de mais um sábado de sol, um sistema de baixa pressão trará chuva para a metade sul do estado na virada do mês, entre domingo e segunda-feira (1º).
Nesta sexta (28), no interior do Paraná, as temperaturas podem chegar aos 35°C, com tempo estável. Na região Leste, ficam na casa dos 26°C. O boletim de gestão de riscos feito pelo Simepar em parceria com a Defesa Civil para esta sexta-feira aponta que a combinação de temperaturas mais elevadas, disponibilidade de umidade e a passagem de uma frente fria de fraca intensidade pelo Litoral deverão proporcionar condições para pancadas de chuva e tempestades localizadas, especialmente entre a Região Metropolitana de Curitiba e o Litoral.
📰 LEIA MAIS: Dezembro terá chuva abaixo da média e mais dias de sol no Paraná
Embora sejam chuvas localizadas, há condição para formação de tempestades localmente mais intensas, que poderão proporcionar chuva forte por curto espaço de tempo, rajadas de vento e precipitação de granizo. A situação é de atenção na Serra do Mar, o risco é moderado na faixa litorânea e na parte leste da RMC, e baixo na parte oeste da RMC.
No sábado (29) o tempo fica mais estável e as temperaturas seguem subindo, podendo chegar aos 37°C no Noroeste. No Litoral e na Região Metropolitana de Curitiba, as temperaturas se aproximam dos 30°C. O domingo (30), último dia de novembro, também começa com tempo estável em todas as regiões, predomínio de sol e temperaturas em elevação, novamente chegando aos 37°C no Noroeste e perto dos 30 °C no Leste, mas o tempo muda a tarde.
“A partir do período da tarde, temos a intensificação de um sistema de baixa pressão sobre o Paraguai que começa a mudar as condições do tempo nas regiões mais ao sul do estado. São previstas pancadas de chuvas localizadas acompanhadas de trovoadas nas cidades próximas à divisa com Santa Catarina, e também na RMC, entre o final da tarde e a noite de domingo”, ressalta Paulo Barbieri, meteorologista do Simepar.
A chuva se espalha pelo estado na segunda-feira, mas na região Norte as temperaturas seguirão altas, próximas aos 38°C.
CALOR - Em algumas regiões, até domingo, os dias serão de calor intenso. Ainda não se configuram ondas de calor (quando as temperaturas ficam cinco graus acima da média, por pelo menos cinco dias seguidos), pois as temperaturas não ficarão 5°C acima da média por todo este tempo. O Noroeste está sob aviso meteorológico de calor intenso, com risco moderado, e em uma faixa do Oeste até o Norte Pioneiro há risco baixo.
📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão
As temperaturas começaram a subir na terça-feira (25), quando Capanema registrou 34°C e outras 13 estações meteorológicas também registraram temperaturas acima dos 30°C durante a tarde. Na quarta (26), a temperatura mais alta do estado foi de 35,5°C também em Capanema, e o número de estações com temperatura acima de 30°C subiu para 25. Na quinta (27), a temperatura em Capanema chegou a 36,6°C. Outras 24 estações tiveram temperaturas acima de 30°C, das quais cinco registraram mais de 33°C. A média das temperaturas máximas em Capanema em novembro é de 32,3°C.
A Defesa Civil orienta a população neste período para hidratação regular, dando preferência à água. Outras dicas importantes são: mantenha a casa fresca; evite exposição ao sol nos horários de maior aquecimento e reduza atividades físicas intensas; use roupas leves e claras, chapéu, óculos de sol e protetor solar; aumente o consumo de frutas ricas em água; dê atenção maior aos grupos vulneráveis (idosos, crianças, doentes crónicos); não deixe crianças, idosos ou animais em veículos estacionados; e procure ajuda médica se necessário.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline