Simepar confirma tornado F2 em São José dos Pinhais, no PR
Fenômeno atingiu o bairro Guatupê no sábado (10), deixando 1,2 mil pessoas afetadas e 350 casas danificadas
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) confirmou, na tarde deste domingo (11), que o fenômeno meteorológico que atingiu o bairro Guatupê, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, foi um tornado de categoria F2 na Escala Fujita. Segundo a análise técnica, os ventos estimados variaram entre 180 km/h e 253 km/h.
O tornado, ocorrido no fim da tarde de sábado (10), causou estragos significativos em uma faixa específica do município. De acordo com a Defesa Civil Estadual, 350 residências foram atingidas, impactando diretamente 1,2 mil pessoas. Duas pessoas sofreram ferimentos leves. Além dos danos estruturais, houve queda de árvores e interrupção na distribuição de energia elétrica, exigindo uma força-tarefa de diversos órgãos públicos.
Para auxiliar na recuperação imediata, a Defesa Civil encaminhou 2,6 mil telhas às famílias afetadas neste domingo.
LEIA MAIS: Simepar avalia nível do tornado que atingiu São José dos Pinhais sábado
Análise técnica e trajetória
A classificação foi concluída após vistorias de campo realizadas por meteorologistas e equipes de geointeligência do Simepar. Utilizando drones equipados com sensores de mapeamento (Lidar) e analisando vídeos enviados por moradores, os especialistas traçaram o perfil do fenômeno.
Segundo Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, o tornado foi "relativamente estreito, pequeno em extensão horizontal, mas que provocou danos significativos aqui na região. Em alguns momentos a nuvem funil tocava o solo, sua circulação interagia com o solo configurando o tornado, e em outros momentos ela subia e o dano não era identificado. Ou seja, os danos foram pontuais”, afirmou em entrevista à Agência Estadual de Notícias (AEN) do Paraná.
Condições meteorológicas
O tornado se formou dentro de uma célula de tempestade severa que avançou de Almirante Tamandaré e Colombo sobre Curitiba, ganhando força devido ao calor, umidade e um sistema de baixa pressão.
Embora o tornado tenha atingido ventos de escala F2 no epicentro, estações meteorológicas no entorno registraram rajadas menores, mas ainda intensas:
Aeroporto de São José dos Pinhais: 68 km/h
Curitiba (Portão): 68 km/h
Curitiba (Boqueirão): 67,7 km/h
A mesma tempestade seguiu para o Litoral, causando ventos acima de 60 km/h e acumulados de chuva expressivos em Guaratuba e Matinhos.
Este é o segundo tornado confirmado no Paraná apenas em 2026. O primeiro ocorreu no dia 1º, em Mercedes (Oeste do estado), classificado como F1 (ventos de aprox. 120 km/h). Para fins de comparação, o tornado de Rio Bonito do Iguaçu, registrado em novembro passado, foi um F4, penúltimo nível da escala de intensidade.
Alerta de novas tempestades O Simepar e a Defesa Civil mantêm o alerta para este domingo (11) e segunda-feira (12). Há risco alto de tempestades, enxurradas e destelhamentos na faixa litorânea. Nas demais regiões, incluindo Campos Gerais e Norte Pioneiro, podem ocorrer tempestades isoladas com grande atividade elétrica.
Veja mais imagens:
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline