Sensores digitais de glicemia serão distribuídos pelo SUS no Paraná
Programa vai atender crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com diabetes e terá investimento anual de R$ 5 milhões

O Paraná se tornou o primeiro estado do país a formalizar a distribuição gratuita de sensores digitais de glicemia pelo SUS. A medida vai beneficiar crianças e adolescentes de 4 a 17 anos com diabetes e foi anunciada nesta terça-feira (30) pelo secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, durante reunião da Comissão Intergestores Bipartite, em Curitiba.
LEIA MAIS: Prefeito Ditão Pupio participa do lançamento do Nascer Bem Paraná
Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, cerca de 500 pessoas nessa faixa etária já fazem tratamento pelo SUS no Paraná. O investimento estimado é de R$ 5 milhões por ano. “O Paraná dá mais um passo importante no cuidado com a saúde da população”, destacou o secretário.
Atualmente, pacientes que necessitam do dispositivo arcam com os custos de forma particular. Com o novo programa estadual, aprovado pelo Conselho de Secretarias Municipais de Saúde, os sensores passarão a ser fornecidos gratuitamente, garantindo mais qualidade de vida e segurança no tratamento.
O próximo passo é a tramitação interna da Secretaria da Saúde e a elaboração de um decreto pelo Poder Executivo para regulamentar a iniciativa. A expectativa é que o processo seja concluído no primeiro semestre do próximo ano.