Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ALERTA

Saúde do Paraná alerta para aumento de queimaduras em festas juninas

O perigo é a ocorrência de queimaduras de segundo grau e que envolvem cabeça, tronco e membros superiores, como mãos e braços

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Saúde do Paraná alerta para aumento de queimaduras em festas juninas
AutorOs acidentes costumam ocorrer nesta época do ano - Foto: Reprodução/Pixabay

A Secretaria da Saúde do Paraná alerta para o aumento de queimaduras neste período de festas juninas. De janeiro até a primeira semana de junho, 831 pacientes queimados foram atendidos na rede pública de saúde no Estado.

O levantamento estadual contabiliza os atendimentos pelos serviços de urgência (Samu) e emergência (Siate). Em hospitais, os internamentos por queimaduras chegaram a 615 até ao mês de abril – média de 153 por mês -, e 1.838 pessoas receberam serviços ambulatoriais pelo mesmo motivo no período.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

?? LEIA MAIS: Festa junina 2025: veja alguns arraiais para ir em Apucarana e região

Os acidentes costumam ocorrer nesta época do ano em meio às atividades típicas que incluem líquidos quentes, fogueiras e fogos de artifício. O perigo é a ocorrência de queimaduras de segundo grau e que envolvem cabeça, tronco e membros superiores, como mãos e braços.

O Corpo de Bombeiros reforça os cuidados a serem tomados para que as festas juninas não resultem em risco à vida. Entre eles, manter distância segura de fogos de artifício e fogueiras. As crianças devem se manter longe do local de preparo de alimentos quentes.

publicidade

??Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

O que fazer em caso de queimaduras

A capitã Luisiana Guimarães, do Corpo de Bombeiros, ainda orienta sobre como proceder em casos de queimadura. Caso seja de primeiro grau, aquela que causa vermelhidão a pessoa deve ficar atenta. “De imediato, assim que sofrer o acidente, é preciso colocar a parte queimada debaixo da água corrente fria, com jato suave, por aproximadamente dez minutos. Compressas úmidas e frias também são indicadas”, afirma.

publicidade

A de segundo grau, que contém bolha, a orientação é não furar, sendo que o corpo reabsorverá o líquido gerado. Caso seja uma queimadura mais profunda, de 3º grau, em grandes extensões do corpo, por substâncias químicas ou eletricidade, a vítima necessita de cuidados médicos e de saúde urgentes acionando o número 193, do Siate, vinculado ao Corpo de Bombeiros.

Com informações: Paraná Portal


publicidade

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline