Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CNBB

Saúde debate importância da vacinação em encontro com bispos

Secretário Beto Preto reuniu-se com religiosos em encontro da CNBB em Cornélio Procópio

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Saúde debate importância da vacinação em encontro com bispos
AutorEncontro apresentou novas cadernetas de saúde - Foto: AEN

A Secretaria de Estado da Saúde participou nesta quinta-feira (21) de um encontro com líderes religiosos na Assembleia Sul 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) em Cornélio Procópio, no Norte Pioneiro. O evento teve como foco a conscientização sobre a vacinação em meio à população paranaense.

LEIA MAIS: Governador inaugura escola estadual para 900 alunos em Ortigueira

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

De acordo com o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal considerada ideal para vacinas como BCG, Covid-19 e Rotavírus é de, no mínimo, 90% do público-alvo, enquanto para os demais imunizantes do calendário vacinal, a meta é de 95%.

Dados preliminares do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI) revelam que a vacina da Hepatite B, administrada logo após o nascimento, encerrou o ano de 2022 com uma cobertura de 77,96%. A vacina BCG, contra a tuberculose, registrou uma cobertura de 87,54% no mesmo ano, enquanto a Tríplice Viral, que protege contra o sarampo, caxumba e rubéola, administrada aos 12 e 15 meses de idade, encerrou 2022 com 89,59% de cobertura.

O secretário estadual Beto Preto entregou exemplares das novas Cadernetas da Saúde do Idoso, da Gestante e da Criança, documentos com orientações para ajudar no diagnóstico de condições de saúde. Ele também reforçou a importância da vacinação e a necessidade de ampliar as estratégias de imunização e do combate à dengue. Uma delas é pela orientação de lideranças comunitárias.

publicidade

"Temos realizado um grande esforço para ampliar a cobertura vacinal no Estado, mas essa é uma batalha diária e que passa pelo convencimento da população. A pandemia foi reveladora em mostrar a importância dos imunizantes e é preciso aproximar as pessoas ainda mais da proteção", ressaltou.

Um dos principais tópicos da discussão foi a necessidade de ampliação da cobertura da dose bivalente contra Covid-19 no Estado, que hoje possui adesão de apenas 15% da população. "Estes números baixos acontecem devido a uma combinação de fatores que incluem, por exemplo, a disseminação de notícias falsas. Por isso, o trabalho em conjunto com a CNBB desempenha um papel vital para aproximarmos o diálogo com as pessoas e ampliar a prevenção de doenças, o que será valioso para o próximo Dia D da Vacinação, no dia 21 de outubro", ressaltou.

DENGUE – O combate à dengue também foi uma das prioridades da conversa. O último boletim epidemiológico, publicado na terça-feira (19), registrou 149 novos casos no Estado. Desde o início do período sazonal, em 30 de julho deste ano, foram 913 confirmações, sem óbitos.

publicidade

"O diálogo e a conscientização sempre serão as principais ferramentas para direcionar as ações dos nossos cidadãos em relação à dengue. É preciso unir esforços para alcançar o maior número de pessoas, difundir as medidas de limpeza das casas e os cuidados básicos com água parada", concluiu o secretário.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline