Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
PREMIAÇÃO

Sanepar recebe equipe de robótica que conquistou prêmio nos EUA

O diretor da Sanepar recebeu a equipe curitibana de robótica Osíris, que conquistou um prêmio internacional no maior torneio de robótica do mundo

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Sanepar recebe equipe de robótica que conquistou prêmio nos EUA
Autor Foto por Divulgação: Sanepar - Equipe de robótica conquista prêmio internacional e agradece patrocínio da Sanepar

A equipe curitibana de robótica Osíris, que conquistou no começo de junho um prêmio internacional no maior torneio de robótica do mundo, a Liga Anual First Lego (WPI Annual First Lego League), esteve quinta-feira (20), na sede da Sanepar para agradecer o patrocínio que permitiu a participação do grupo na competição, realizada de 7 a 9 de junho, na cidade de Worcester, em Massachusetts, nos Estados Unidos.

A viagem também teve patrocínio da Celepar e da Fomentos Paraná, ambas do Governo do Estado. Antes de viajar, a equipe Osíris visitou a sede da Celepar, quando foram recebidos pelo diretor-presidente Gustavo Barbosa.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

LEIA MAIS:PCPR ministra curso de orientação contra golpes para 600 idosos

O grupo conquistou o segundo lugar da Champions Awards, categoria que premia as cinco equipes de melhor desempenho. Concorreram 108 times de 38 países, sendo dois do Brasil – a Osíris e outro de São Paulo. O campeonato é promovido pela First, ONG fundada em 1989, nos Estados Unidos, com o objetivo de estimular em jovens estudantes o interesse pelas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática. No Brasil, a organização existe desde 2004, na categoria Challenge (9 a 15 anos), hoje operada pelo Sesi (Serviço Social da Indústria - Departamento Nacional).

“Agradecemos o Governo do Estado e a Sanepar pela oportunidade de termos representado o Paraná no torneio. O patrocínio além de permitir a nossa participação é um incentivo e um crédito ao nosso projeto que foi considerado um dos melhores do mundo. O Governo do Paraná já é um incentivador ao investir em aulas de robótica na rede pública”, disse Wellingthon dos Santos Matte, um dos técnicos da equipe.

publicidade

O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, que recebeu o grupo, disse que a Companhia se sente orgulhosa por ter sido representada por uma equipe vencedora. “Vocês estão de parabéns. Atualmente, a sociedade carece de bons exemplos de dedicação e retidão”, afirmou.

A Osíris é uma equipe de garagem, ou seja, não está vinculada a nenhuma instituição. Os cinco estudantes que participaram têm de 13 a 16 anos e são de quatro escolas estaduais e uma particular do Paraná. São eles: Nicoly Souto Machado, Ana Carolina Machado Marciano, Manuella Reckziegel, Gabriel Loureiro Martiliano e Tomaz da Maia de Lima. A equipe reúne estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Etelvina Cordeiro Ribas, do Colégio Estadual Máximo Atílio Asinelli, Sesc São José, Colégio Social Madre Clélia e Colégio Alto Padrão.

“As cinco equipes premiadas no Champions Awards são aquelas que fizeram um projeto muito bom, bem-estruturado, com aplicação e testes com usuários, design eficiente, boa pontuação na parte do robô executando as missões, além de se organizarem muito bem como equipe e praticarem os valores da First", diz Rodrigo Teleginski Vidal, outro técnico da Osíris. “É uma conquista incrível e inédita no Paraná”.

publicidade

- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

PROJETO – O projeto desenvolvido pelo grupo e que ganhou o prêmio é uma placa controladora peitoral e motores de vibração com o objetivo de diminuir dificuldades enfrentadas por idosos com capacidade motora reduzida ao praticar fisioterapia e dança. Com essa ideia, chamada Stimmove, venceram o Festival Sesi de Educação, evento realizado em Brasília, competindo entre 100 equipes, de 22 estados, e conquistaram a vaga para o torneio internacional.

Segundo Wellington, os estudantes identificaram durante a pesquisa que a dança é um hobby relevante para a população idosa. Eles perceberam, porém, que essas pessoas podem se sentir desestimuladas a manter o hobby devido à perda da memória muscular. O projeto, então, estimula a permanência dos idosos nessa prática, que representa para eles um estímulo físico e cognitivo, além de promover as relações sociais.

publicidade

Wellinghton, que é estudante de Engenharia Mecânica, e o analista em Sistemas de Informação, e Rodrigo Teleginski Vidal, que já participaram de torneios de robótica, criaram a Osíris em 2020, numa garagem no bairro Cajuru a fim de estimular a participação de crianças e adolescentes em projetos de robótica. O processo seletivo prioriza alunos das escolas públicas, que estejam interessados em participar da proposta.

São selecionados por ano até 10 estudantes que recebem conteúdos de Ciência, Tecnologia e Iniciação Científica, diariamente, no contraturno das aulas dos alunos durante a semana e nos fins de semana, incluindo o período das férias escolares.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline