MAIS LIDAS
VER TODOS

Atenção

Sanepar pede ajuda da população para evitar queda no abastecimento

Baixa umidade do ar reduz os volumes dos reservatórios de água e gera preocupação entre os técnicos da companhia

Da Redação

·
diretor-presidente da companhia, Wilson Bley Lipski.
Icone Camera Foto por Sanepar
diretor-presidente da companhia, Wilson Bley Lipski.
Escrito por Da Redação
Publicado em 05.09.2024, 10:42:10 Editado em 05.09.2024, 11:00:20
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

A Sanepar pede a ajuda da população para evitar a volta do rodízio de água no Paraná. O pedido para o consumo de água consciente é do diretor-presidente da companhia, Wilson Bley Lipski.

continua após publicidade

A onda de calor, acompanhada por incêndios que vêm devastando grande parte dos campos agrícolas do país e atingindo cidades paranaenses, pode trazer um outro impacto à população: o risco de desabastecimento de água. O interior do Paraná tem sido especialmente afetado por este período de tempo seco e quente.

- LEIA MAIS: Apucarana entra em alerta amarelo para tempestades com ventos intensos

continua após publicidade

Embora haja previsão de chuvas e queda de temperatura para os próximos dias, é fundamental que a população evite o desperdício de água durante este período de seca.

Segundo o presidente da Sanepar, a baixa umidade do ar reduz os volumes dos reservatórios, além de afetar rios e riachos utilizados para captação, tratamento e distribuição de água, o que gera preocupação entre os técnicos da companhia.

“É importante economizar água em períodos de seca, pois podemos precisar de todo o potencial de captação em todo o Estado e voltamos a lembrar a população sobre a importância de evitar desperdícios”, ressalta Bley Lipski.

continua após publicidade

Situação de emergência pela estiagem no Paraná

O governador Ratinho Junior decretou nesta quarta-feira (4) situação de emergência em todo o Estado por causa da estiagem que atinge vários municípios do Paraná desde o mês passado. Somente em agosto, o Paraná registrou cerca de 20 mil focos de calor, aproximadamente seis vezes mais do que foi registrado em julho.

O decreto autoriza a dispensa de licitação em contratos de prestação de serviços, obras e aquisição de bens necessários ao combate à estiagem pelo prazo máximo de 180 dias. A medida também reforça a mobilização dos órgãos estaduais sob coordenação da Coordenadoria Estadual da Defesa Civil.

A situação é causada pela sequência de dias com altas temperaturas e baixa umidade relativa do ar, aumentando os riscos de incêndios florestais. Nos primeiros oito meses do ano, foram registradas mais de 10 mil ocorrências de incêndios no Estado, segundo o Corpo de Bombeiros.

continua após publicidade

A situação deve persistir pelo menos até metade de setembro, de acordo com o Simepar e a Defesa Civil.

*com informações do repórter Rafael Nascimento.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar pede ajuda da população para evitar queda no abastecimento"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!