MAIS LIDAS
VER TODOS

Saiba como

Sanepar alerta para necessidade de proteger o hidrômetro em dias de frio intenso

Massa polar pode congelar água dentro da tubulação do cavalete, e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo

Da Redação

·
A proteção pode ser feita com uso de caixa de papelão, plástico, lona ou madeira
Icone Camera Foto por : Sanepar
A proteção pode ser feita com uso de caixa de papelão, plástico, lona ou madeira
Escrito por Da Redação
Publicado em 23.06.2025, 17:05:33 Editado em 23.06.2025, 17:05:26
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

A Sanepar alerta para a necessidade de proteção dos hidrômetros – conhecido como relógio medidor de água. As geadas e o frio intenso que chegam ao Paraná nesta semana com a massa de ar polar podem causar transtornos, provocando o congelamento da água dentro da tubulação do cavalete, e até romper os equipamentos que fazem a medição do consumo.

-LEIA MAIS: Massa de ar polar promete temperaturas negativas e até "geada negra" no PR; veja onde

continua após publicidade

De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), esta terça-feira (24) será o dia mais frio do ano no Estado até o momento, com previsão de geada em várias regiões. Conforme o Simepar, o Centro-Sul será a região com maior incidência de temperaturas negativas, mas as geadas e o frio intenso devem acontecer também na Capital e Região Metropolitana, Sudoeste, Oeste, Norte e Norte Pioneiro, até a quarta-feira (25).

Com isso, a Sanepar orienta seus clientes a tomarem algumas precauções para que o hidrômetro não seja danificado, evitando transtornos como vazamentos, desabastecimento ou a necessidade de troca do equipamento.

A proteção pode ser feita com uso de caixa de papelão, plástico, lona, madeira ou outros tipos de materiais que impeçam o acúmulo de gelo sobre o hidrômetro e o encanamento exposto, desde que não fiquem em contato direto com a estrutura.

continua após publicidade

O agente de suporte da Sanepar, Felipe Nusda, explica que a água congelada se expande, facilitando a ocorrência de trincas ou fissuras na tubulação, ou ainda danificando as engrenagens do relógio. “Considerando que o cavalete é constituído de partes em PVC, e o hidrômetro tem partes plásticas e de vidro, é importante, principalmente nos dias mais frios, proteger o cavalete para evitar danos. Pode ser feito de uma maneira bem simples, com uma caixa de papelão. As partes plásticas ficarão protegidas e uma pequena abertura vai permitir a realização da leitura”.

Ele destaca ainda que, caso não seja feita a abertura, o material deve ser de fácil remoção. “É importante ficar atento à data da próxima leitura, e retirar a proteção para que o leiturista possa fazer a medição”.

Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato com a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115, WhatsApp (41) 99544-0115, aplicativo Sanepar Mobile ou pelo site da Sanepar.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Sanepar alerta para necessidade de proteger o hidrômetro em dias de frio intenso"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!