MAIS LIDAS
VER TODOS

Fenômeno

Saiba quais são as melhores regiões para ver Lua da Veado no PR

Lua de julho recebeu este nome de indígenas norte-americanos e pode ser vista nesta quinta-feira (10) com melhor precisão

Da Redação

·
Lua será vista com privilégios por quem mora nas regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná
Icone Camera Foto por José Fernando Ogura/Arquivo AEN
Lua será vista com privilégios por quem mora nas regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná
Escrito por Da Redação
Publicado em 10.07.2025, 16:59:06 Editado em 10.07.2025, 17:12:35
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

Quem olhou para o céu no anoitecer dos últimos dias percebeu a presença de uma lua cheia, grande e bonita, em destaque. Nesta quinta-feira (10) ela terá o pico de luminosidade. A chamada “Lua do Veado”, de acordo com o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), será vista com privilégios por quem mora nas regiões Noroeste, Oeste e Norte do Paraná, já que nestas regiões céu deve ficar predominantemente limpo, sem cobertura de nuvens.

continua após publicidade

-LEIA MAIS: Cão fica ao lado do dono após homem morrer atropelado em Apucarana

Segundo o professor Amauri José da Luz Pereira, coordenador do Observatório Astronômico e Planetário do Colégio Estadual do Paraná, a lua de julho recebeu este nome de indígenas norte-americanos por ser na época do ano em que ocorre o nascimento dos chifres do veado. “Podemos até chamar de Super Lua do Veado, porque vai coincidir com uma aproximação maior da Super Lua. Ela estará com praticamente 98% da parte que é voltada para a Terra, iluminada”, afirma Pereira.

continua após publicidade

Para observar a Lua, o céu precisa estar limpo. No Noroeste, Oeste e Norte do Paraná a condição é exatamente esta: sem cobertura de nuvens. “Já quem mora no Sudoeste, Centro-Sul e na faixa Central do Estado, terá um céu com mais nuvens que podem atrapalhar a visibilidade do fenômeno, mas ainda assim em alguns momentos será possível observar”, afirma Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar.

Nos Campos Gerais, Sudeste, Região Metropolitana de Curitiba e Litoral, com o aumento de nuvens em função da circulação marítima, será difícil contemplar o espetáculo lunar. “Apenas no início da noite, com cobertura de nuvens menos densa, é que será possível observar o fenômeno. Essa condição vale também para Curitiba, que terá mais uma noite com grande cobertura de nuvens”, diz Furlan.

Neste período do início da noite, quem mora nas regiões mais ao sul e oeste de Curitiba, como nos bairros CIC, Campo de Santana e Umbará, terá chances de visualizar rapidamente o fenômeno.

continua após publicidade

O professor recomenda que, para observar a Lua adequadamente, a pessoa busque algum lugar longe de poluição luminosa. “Se possível, um local bem alto, livre e isento de obstruções. E tão longe quanto possível da luminosidade da cidade. Às vezes até de uma sacada de um prédio alto, que não tenha obstruções”, recomenda Pereira.

De acordo com o professor, o nascimento da Lua leste às 17h50 desta quinta-feira será muito bonito de observar, com diferenças na coloração. “Normalmente no nascer ou no pôr da Lua ela tem coloração tendendo para o vermelho, porque as colorações azuis e verdes normalmente são filtradas pela camada mais densa da atmosfera pela qual tem que passar a luz do sol refletida pela Lua, e que vem até nossos olhos”, detalha.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Saiba quais são as melhores regiões para ver Lua da Veado no PR"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!