Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
ENSINO SUPERIOR

Revista de Ciências Sociais da UEL é indexada na SciELO Brasil

A revista Mediações abrange as 3 áreas que compõem as Ciências Sociais, que são a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

A revista Mediações foi criada em 1996 e começou como um espaço para produções do CLCH
Icone Camera Foto por UEL
A revista Mediações foi criada em 1996 e começou como um espaço para produções do CLCH
publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Entre os diversos periódicos científicos publicados na Universidade Estadual de Londrina (UEL) está a revista Mediações, publicação da área de Ciências Sociais, que é vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGSOC-UEL). Agora ela será indexada ao portal de periódicos SciELO Brasil (Scientific Electronic Library Online), que reúne publicações científicas de diversas áreas do conhecimento e de todo o País.

A SciELO tem uma série de critérios e diretrizes para a inclusão de revistas científicas. Segundo a editora-chefe de Mediações, Raquel Kritsch, essas exigências estão de acordo com outros grandes indexadores científicos internacionais, além de apresentarem parâmetros próprios, o que faz com que a plataforma seja também um modelo de gestão, avaliação e certificação da qualidade científica dos periódicos que são indexados.

publicidade

LEIA MAIS: Paraná: 540 brigadistas florestais são capacitados em 100 municípios

A professora do Departamento de Ciências Sociais, do Centro de Letras e Ciências Humanas (CLCH), contou que o processo para aprovação foi longo, entre burocracias e mudanças necessárias para que todos os critérios fossem cumpridos. A submissão foi feita em meados de 2023 e a aprovação final foi obtida em outubro deste ano.

Algumas das exigências da SciELO são que a revista adote as políticas da Ciência Aberta, tenha periodicidade regular, publique pesquisadores de fora da universidade, de outras regiões do país e de outros países, além de apresentar pelo menos 25% dos artigos em mais de uma língua. Atualmente, essas características estão presentes em Mediações.

publicidade

Além disso, a professora destacou que entrar na SciELO aumenta a visibilidade do periódico, por ser uma plataforma confiável, reconhecida internacionalmente e muito usada por pesquisadores. "Na maioria das vezes, assim começa a história de um novo projeto de pesquisa”, apontou Kritsch.

A revista Mediações foi criada em 1996 e começou como um espaço para produções do CLCH, em que professores do Departamento de Ciências Sociais ou de outros departamentos da UEL com pesquisas na área podiam publicar seus trabalhos. Desde o início, ela abrange as três áreas que compõem as Ciências Sociais, que são a Antropologia, a Ciência Política e a Sociologia. “Ela nasce bastante plural, por conta dessa multiplicidade de entradas temáticas”, destaca.

publicidade

Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp

publicidade

Hoje, são publicados três volumes da revista por ano, dois deles com 13 artigos e um com 14. Mediações recebe inúmeras submissões de textos e apresenta uma seleção criteriosa. O corpo editorial conta com a presença de pesquisadores internos e externos à universidade. Da UEL, são a editora-chefe e as professoras Carla Delgado e Silvana Mariano. De outras instituições, participam Raissa Wihby Ventura (Unicamp), Sabrina Finamori (UFMG), Elton Corbanezi (UFMT), Jorge Chaloub (UFRJ) e Karine Narahara Lopes (UNT, Texas, EUA).


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline