Ressaca em praia do Paraná cria paredão de areia com mais de 2 metros
Paredão se formou na área que, em 2022, passou por uma obra de engorda

A combinação de uma forte ressaca com ventos de até 60 km/h alterou a paisagem da Praia Brava, em Matinhos, no Litoral do Paraná, nesta semana. Um paredão de areia com mais de dois metros de altura se formou ao longo da orla, causando um desnível que surpreendeu moradores e frequentadores na manhã da última quarta-feira (08).
LEIA MAIS: Família de menino desaparecido em Tibagi acredita que ele foi raptado
O paredão ocorre na área que, em 2022, passou por uma obra de engorda, na qual a faixa de areia foi alargada em até 100 metros numa extensão de 6,3 quilômetros.
Segundo o Instituto Água e Terra (IAT), órgão do governo estadual, a formação do degrau é um processo natural da dinâmica marítima. Em nota, o IAT afirmou que, antes da obra, era comum que a força do mar destruísse o calçadão e trechos da avenida. O instituto avalia que a intervenção cumpriu o papel de conter o avanço do mar, protegendo a infraestrutura.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Matinhos informou que a erosão já era um fenômeno registrado na região mesmo antes da obra de engorda. Frequentadores antigos da praia relataram, contudo, nunca terem visto um desnível com as atuais proporções.
A prefeitura aguarda a maré baixar para utilizar tratores e fazer o nivelamento da faixa de areia.
