Recém filiado ao PDT, o deputado estadual Requião Filho não faz rodeios ao afirmar que sua pretensão é ocupar o Palácio Iguaçu. Em entrevista ao Grupo Tribuna na manhã desta sexta-feira (15), ele afirmou que sua saída do PT e o ingresso na novo sigla estão diretamente ligados à construção de uma proposta política “mais aberta ao diálogo” para construção de sua pré-candidatura ao governo do Paraná nas eleições de 2026. Veja a entrevista abaixo.
- LEIA MAIS: Expoagri segue até sábado (16) no Colégio Agrícola em Apucarana
O parlamentar afirma que encontrou no novo partido espaço para desenvolver um plano de governo “longe da polarização entre Lula e Bolsonaro”. “O PT é um partido muito fechado e que não aceita críticas. Quando eu fazia apontamentos, havia represálias. No PDT encontrei uma plataforma para construir um projeto do Paraná, pensando no futuro e não em disputas ideológicas”, afirmou.
Na pesquisa mais recente de intenção de voto, divulgada nesta semana pelo Paraná Pesquisas, Requião Filho aparece como principal adversário do senador Sergio Moro (União Brasil) entre os eleitores de Curitiba, maior colégio eleitoral do Paraná. Para o deputado, a boa colocação se deve ao fato de apresentar um projeto que foge da disputa entre extremos. “Se tirar o PT da equação, o que sobra do discurso do Sérgio Moro? A proposta dele se resume ao antipetismo. O Paraná precisa de mais do que isso”, disse.
O deputado pontuou que o Estado precisa de um projeto estruturante, com foco na geração de emprego, logística e desenvolvimento industrial e agrícola. “O Paraná merece uma proposta de futuro, que reconheça as empresas, as indústrias e ajude o agro do pequeno ao grande”, destacou.
Requião Filho, que já foi líder da oposição na Assembleia, também voltou a criticar o atual governo estadual, ao dizer que a gestão prioriza “propaganda” em detrimento de políticas públicas. Ele citou a compra de caminhonetes de luxo como exemplo. “O governo prefere gastar mais de meio milhão em cada caminhonete porque fica bonito na propaganda. Se tivesse optado por veículos mais baratos, poderíamos ter três ou quatro vezes mais viaturas nas ruas. Isso é o que chamo de governo eficiente e inteligente”, ressaltou.
O parlamentar enfatizou ainda que o Paraná precisa de planejamento de longo prazo, principalmente nas áreas de infraestrutura e educação. Segundo ele, o Estado deve investir em novas estradas, recuperação do ramal ferroviário e ampliação da capacidade dos portos de Paranaguá e Antonina. “Hoje temos um planejamento voltado para o like do amanhã no Instagram. Isso não resolve a vida do povo paranaense”, criticou.
No final, deputado reforçou a disposição em dialogar com diferentes segmentos da sociedade. “Um governador precisa trabalhar para todos. A democracia não deve servir apenas a um grupo. É preciso tratar os desiguais de forma desigual para que todos tenham a chance de crescer”, concluiu.
Requião
Durante a entrevista, Requião Filho também comentou sobre a participação do ex-governador Roberto Requião nas próximas eleições. Questionado sobre a possibilidade de o pai disputar algum cargo em 2026, foi direto: “Roberto Requião é um animal político e será candidato ao que ele quiser. Tenho um orgulho danado da sua história, da sua força e da sua perseverança”, afirmou. “Se for necessário para termos um Paraná mais forte, ele estará na campanha.”
Entrevista:
TNOnline TV
Deixe seu comentário sobre: "Requião Filho destaca nova fase no PDT e mira governo do Paraná"