Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
TRIBUTAÇÃO

Receita Estadual alerta para aumento de golpes envolvendo o IPVA

Apenas nos 15 primeiros dias de maio, o número de reclamações e denúncias de fraudes é equivalente a todo o primeiro trimestre do ano

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Receita Estadual alerta para aumento de golpes envolvendo o IPVA
Autor Receita Estadual reforça que o contribuinte fique atento na hora de pagar o IPVA 2025, optando sempre pelos canais oficiais e acessando-os via caminhos seguros - Foto: Gilson Abreu/Arquivo AEN

A Receita Estadual do Paraná reforça o alerta para que os contribuintes fiquem atentos na hora de pagar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Com a proximidade do fim do calendário para o pagamento do tributo em 2025, as tentativas de golpe aumentaram consideravelmente. Apenas nos 15 primeiros dias de maio, o número de reclamações e denúncias de fraudes feitas ao Setor de Atendimento ao Cidadão (SAC) é o equivalente a todo o primeiro trimestre do ano.

-LEIA MAIS: Alunos protestam e cobram investimentos para a Unespar de Apucarana

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Foram 104 ocorrências registradas nesta primeira quinzena do mês, frente a 102 registradas entre janeiro e março de 2025. E embora o número diga respeito somente ao total de pessoas que entraram em contato com a Receita Estadual pelo seu canal de atendimento, trata-se de um termômetro importante para um problema que pode ser ainda maior.

Como explica a responsável pelo SAC, Michele Frizzo, alguns contribuintes entram em contato quando percebem que o pagamento que realizaram não consta no sistema da Receita. “É quando se dão conta de que foram vítimas de um golpe. Só que nem todo mundo faz essa comunicação, o que significa que o número de pessoas lesadas pode ser muito maior”, diz.

CAMINHOS SEGUROS – Por isso mesmo, a Receita Estadual reforça que o contribuinte fique atento na hora de pagar o IPVA 2025, optando sempre pelos canais oficiais e acessando-os via caminhos seguros. “Antes de emitir a guia de pagamento, é fundamental que o contribuinte confira se o site tem a terminação ‘pr.gov.br’ – exatamente assim, com todos os pontos e sem nenhum ‘.com’, ‘.com.br’ ou coisa parecida depois”, alerta o gerente do IPVA da Receita Estadual, Leonardo Marcon.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Outro cuidado importante é ficar atento aos resultados que aparecem em sites de busca. Muitas dessas páginas falsas se aproveitam de ferramentas de impulsionamento para aparecerem em destaque nos resultados de pesquisas sobre o IPVA, induzindo o contribuinte a acreditar que se trata de uma página real. Nesse caso, a recomendação é sempre evitar clicar nos links marcados como patrocinados.

“Uma forma de se blindar contra esses sites falsos é fazer o pagamento do IPVA pelo aplicativo oficial da Receita Estadual”, afirma Marcon. “Com o app instalado em seu celular, o contribuinte vai ter sempre a certeza de que está acessando um ambiente seguro”. O Aplicativo Receita Estadual – Serviços Rápidos está disponível tanto para aparelhos Android quanto para iOS.

O QUE FAZER? – Para quem foi vítima de algum golpe relacionado ao IPVA, a Receita Estadual recomenda que o contribuinte lesado procure a Polícia Civil para fazer um boletim de ocorrência, o que vai ajudar as autoridades a combater esse tipo de crime. Além disso, é sugerido que a vítima entre em contato com seu banco para tentar recuperar o valor pago.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline