MAIS LIDAS
VER TODOS

Funcionalismo

Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores

Medida impacta funcionários públicos de diversos quadros do Poder Executivo; saiba mais

Da Redação

·
Governador Ratinho Junior
Icone Camera Foto por AEN
Governador Ratinho Junior
Escrito por Da Redação
Publicado em 04.04.2025, 14:34:40 Editado em 04.04.2025, 14:34:43
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade
continua após publicidade

O governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD), autorizou nesta sexta-feira (4) novas promoções e progressões de carreiras para 51.267 servidores estaduais de diversos quadros do Poder Executivo. O impacto financeiro estimado é de R$ 276,3 milhões ao ano. A concessão de promoções e progressões será para os servidores que cumprem os requisitos no exercício de 2025 e de anos anteriores.

-LEIA MAIS: Motociclista morre após grave acidente no Paraná

continua após publicidade

Serão beneficiados pela medida os Quadros Próprios da Agepar (QPA), de Bombeiro Militar (BM), de Auditor Fiscal (CRE), do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR), das Instituições de Ensino Superior (IEES), de Procuradores (PGE), da Polícia Militar (PM), dos Funcionários da Educação Básica (QFEB), da Adapar (QPDA), do Detran (QPDE), do IDR-Paraná (QPIDR), do Magistério (QPM), da Polícia Civil (QPPC), do Poder Executivo (QPPE), dos Peritos Oficiais (QPPO), da Polícia Penal (QPPP), de Servidores da Secretaria da Saúde (QPSS), além de celetistas.

Entre os critérios estabelecidos para a concessão de promoções ou progressões estão a aquisição de estabilidade, merecimento (baseado no desempenho do servidor), capacitação, escolaridade ou titulação (com base na capacitação acadêmica​).

“É mais um passo na valorização dos nossos servidores públicos estaduais, fruto do planejamento do Estado e de um esforço conjunto entre as diversas pastas”, afirmou Ratinho Junior. “Conseguimos cortar gastos ao longo da nossa gestão, o que possibilitou realizarmos investimentos recordes em diversas áreas e tirar grandes obras do papel. Agora, estamos dando mais um passo em benefício dos nossos servidores, com promoções e progressões de carreiras.”

continua após publicidade

A progressão na carreira é a mudança de referência para outra imediatamente superior, dentro da mesma classe. Ela pode ser obtida por meio da combinação de critérios específicos, como avaliação de desempenho e participação em atividades de formação ou qualificação profissional.

Já a promoção é a mudança de classe para outra imediatamente superior. Ela ocorre, alternadamente, pelos critérios de antiguidade e merecimento, sendo que na primeira promoção o servidor deverá optar pelo critério que entender mais conveniente.

EDUCAÇÃO – Cerca de 10 mil servidores da rede estadual de ensino, entre professores e pedagogos do QPM, começaram 2025 com progressão na carreira. De acordo com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a legislação permite que a progressão na carreira do magistério seja concedida a cada dois anos, desde que os professores e pedagogos cumpram os critérios estabelecidos em resolução específica. A concessão não se aplica a servidores aposentados ou em licença para tratar de assuntos particulares.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Ratinho Junior autoriza promoções e progressões para 51 mil servidores"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!