Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CONFIRA AS DATAS

Quinta parcela do IPVA das placas 7 e 8 vence nesta sexta

O pagamento da última parcela do IPVA 2022 vai até segunda-feira (23), quando os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 precisam pagar o imposto

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Quinta parcela do IPVA das placas 7 e 8 vence nesta sexta
AutorFoto: Geraldo Bubniak/AEN

Os proprietários de veículos de placas com finais 7 e 8 possuem até esta sexta-feira (20) para pagar a quinta e última parcela do IPVA 2022. A guia pode ser emitida pelo portal da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa).

Conforme calendário de vencimento, baseado no final das placas, o pagamento das parcelas vai até segunda-feira (23), quando os proprietários de veículos com placas finais 9 e 0 precisam pagar o imposto. Confira o calendário de vencimento da 5ª parcela do IPVA 2022:

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Finais de placa 1 e 2 – 17 de maio (vencido)

Finais de placa 3 e 4 – 18 de maio (vencido)

Finais de placa 5 e 6 – 19 de maio (vencido)

publicidade

Finais de placa 7 e 8 – 20 de maio, sexta-feira

Finais de placa 9 e 0 – 23 de maio, segunda-feira


publicidade

É possível fazer o pagamento via Pix pelos canais eletrônicos de qualquer instituição bancária ou mesmo por meio de aplicativos. É preciso ter em mãos o número do Renavam, que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV).

A alíquota do tributo é de 3,5% ou 1% do valor do veículo, dependendo do tipo. Contribuintes que não pagarem o imposto nos prazos definidos terão multa de até 10% por parcela atrasada e os valores devidos sofrerão acréscimo de juros pela variação da Selic.

A inadimplência do IPVA impossibilita obter o licenciamento. Após o vencimento, que é definido pelo Detran/PR, o veículo estará em situação irregular perante a legislação de trânsito e o proprietário fica sujeito às sanções previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), inclusive com a apreensão do veículo.

publicidade

O não pagamento do IPVA também impossibilita a transferência de propriedade, além de restringir a obtenção de Certidão Negativa de Tributos junto à Receita Estadual.

CARTÃO DE CRÉDITO – Em caso de atraso, os contribuintes podem parcelar o imposto atrasado de 2022 em até 12 vezes pelo cartão de crédito – vale para falta completa do pagamento ou de alguma parcela já vencida ou, também, que ainda está pendente, a vencer, em caso de parcelamento.


publicidade

Fonte: Agência Estadual de Notícias.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline