Queda de granizo derruba teto de igreja e gera estragos no PR
Temporal causou danos em casas, prédios públicos, lojas e até na igreja da cidade de Castro

Uma forte chuva de granizo atingiu a cidade de Castro, nos Campos Gerais do Paraná, na manhã desta terça-feira (26), causando diversos estragos. Um dos pontos mais afetados foi a Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, onde parte do telhado desabou após o impacto das pedras de gelo. Apesar da destruição, o sacrário que guardava as hóstias consagradas foi preservado e o material religioso recolhido pelo pároco. Veja vídeo abaixo
LEIA MAIS: São Paulo tem alerta da Defesa Civil para tempestade, vento e granizo
Além da igreja, uma loja de materiais de construção também teve o teto destruído pelo temporal. Imagens divulgadas pela Prefeitura de Castro mostram o momento em que a cobertura do estabelecimento cede e a água invade o local, danificando mercadorias.
Um levantamento preliminar da Defesa Civil do Município de Castro aponta que 600 casas foram danificadas pela tempestade de granizo. As equipes continuam levantando o prejuízo causado pelo evento climático, que atingiu residências, comércios e prédios públicos, afetando, a princípio, cerca de 2 mil pessoas.
De acordo com moradores, a chuva começou por volta das 9h10 da manhã e durou cerca de 20 minutos. O tempo foi suficiente para gerar danos tanto na área urbana do município, quanto na área rural. A Defesa Civil e equipes da prefeitura estão mobilizadas para auxiliar os moradores atingidos, oferecendo lonas, telhas e abrigo em pontos de apoio como o Ginásio Plínio Menarim.
Imagens registradas por moradores mostram ruas e rodovias cobertas de gelo, dando à cidade um aspecto semelhante ao de neve. A PR-151, que corta Castro, ficou parcialmente encoberta pela camada de granizo, mas o tráfego não precisou ser interrompido.
Segundo o meteorologista Allef Matos, do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), o fenômeno foi causado pelo deslocamento de um vórtice ciclônico de altos níveis pelo estado, associado a baixas temperaturas e condições favoráveis à formação de granizo.
A Prefeitura de Castro informou que, além da igreja e da loja, escolas, unidades de saúde e outros estabelecimentos comerciais também sofreram danos. Até a última atualização, não havia registro de feridos. O município segue em alerta, e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê chuvas intensas para o restante do dia. Veja imagens da cidade:
Queda de granizo derruba teto de igreja e gera estragos no PR.Temporal causou danos em casas, prédios públicos, lojas e até na igreja da cidade de Castro.Par... TNOnline TV