MAIS LIDAS
VER TODOS

PARANÁ

Programa de residência em economia rural seleciona 34 profissionais

Inscrições vão até 8 de fevereiro com vagas para administração, agronomia, direito, economia, engenharia cartográfica, medicina veterinária e nutrição

Da Redação

·
Governo do Estado está com inscrições abertas até 8 de fevereiro
Icone Camera Foto por AEN
Governo do Estado está com inscrições abertas até 8 de fevereiro
Escrito por Da Redação
Publicado em 16.01.2024, 14:30:51 Editado em 16.01.2024, 14:30:54
Imagen google News
Siga o TNOnline no Google News
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.
Continua após publicidade

O Governo do Estado está com inscrições abertas até 8 de fevereiro para o programa de Residência Técnica (Restec), com curso de especialização em Economia Rural. Para a Restec são 34 vagas para profissionais recém-formados nas áreas de administração, agronomia, direito, economia, engenharia cartográfica, medicina veterinária e nutrição. Os residentes receberão uma bolsa-auxílio mensal no valor de R$ 2.639 ao longo de dois anos, período de duração do programa. O início das atividades está previsto para 4 de março.

continua após publicidade

- LEIA MAIS: Primeira convocação do Vestibular 2024 da UEL tem 2.342 aprovados

A taxa de inscrição é R$ 150, com possibilidade de isenção para os candidatos registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse benefício se estende para doadores de medula óssea ou de sangue e para quem atuou na eleição passada, mediante convocação da Justiça Eleitoral do Paraná.

continua após publicidade

Coordenado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti), os programas de Restec são considerados política pública de Estado, com amparo na Lei n.º 20.086/2019, com foco na qualificação contínua do setor público. Além do curso de pós-graduação, totalmente custeado pelo Estado, a iniciativa envolve atividades práticas em órgãos do governo.

Os profissionais da residência em Economia Rural irão atuar na Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab). A carga horária para as atividades práticas dos bolsistas será de 30 horas semanais, de segunda a sexta-feira. Já o curso de especialização será ofertado pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), na modalidade de ensino à distância, com carga horária de 450 horas.

O chefe do Departamento de Economia Rural da Seab, Marcelo Garrido, destaca a importância da residência técnica na formação de profissionais na área do desenvolvimento agrário. “Esse programa é uma grande oportunidade para os profissionais recém-formados participarem das atividades dos núcleos regionais da Seab, uma vez que eles irão desenvolver atividades com os técnicos regionais e aprender sobre a agricultura do Paraná e as principais atividades do Estado nessa área”, afirma.

LOTAÇÕES

Nesta segunda edição da Restec em Economia Rural, os profissionais selecionados irão atuar em Curitiba e 21 municípios do interior paranaense: Apucarana e Ivaiporã, no Vale do Ivaí; Campo Mourão, no Centro-Oeste; Cianorte, Maringá, Paranavaí e Umuarama, no Noroeste; Cornélio Procópio, na região Norte; Dois vizinhos, Francisco Beltrão e Pato Branco, no Sudoeste; Guarapuava, Irati e Laranjeiras do Sul, no Centro-Sul; Jacarezinho, no Norte Pioneiro; Paranaguá, no Litoral; Pitanga, na região Central; Ponta Grossa, nos Campos Gerais; Toledo, na região Oeste; e União da Vitória, no Sul do Estado.

GoogleNews

Siga o TNOnline no Google News

Gostou desta matéria? Compartilhe!

Icone FaceBook
Icone Whattsapp
Icone Linkedin
Icone Twitter

Mais matérias de Paraná

    Deixe seu comentário sobre: "Programa de residência em economia rural seleciona 34 profissionais"

    O portal TNOnline.com.br não se responsabiliza pelos comentários, opiniões, depoimentos, mensagens ou qualquer outro tipo de conteúdo. Seu comentário passará por um filtro de moderação. O portal TNOnline.com.br não se obriga a publicar caso não esteja de acordo com a política de privacidade do site. Leia aqui o termo de uso e responsabilidade.
    Compartilhe! x

    Inscreva-se na nossa newsletter

    Notícia em primeira mão no início do dia, inscreva-se agora!