Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
AGRICULTURA

Programa Cultivar Energia chega a 20 hortas comunitárias

A área mais recentemente incorporada ao programa fica em Siqueira Campos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

O Programa Cultivar Energia, que incentiva a implantação de hortas comunitárias sob linhas de alta tensão da Copel, já possui 20 espaços para a produção de alimento saudável e geração de renda para a comunidade, somando 90 mil metros quadrados de terrenos cultivados.

A área mais recentemente incorporada ao programa fica em Siqueira Campos, e foi preparada em parceria com a prefeitura do município para que um grupo de 15 famílias possa iniciar o plantio, no Bairro Vila Nova. São dois terrenos com 2 mil metros quadrados ao todo, que constituem a primeira horta do programa implantada no Norte Pioneiro do Estado. As demais unidades já em funcionamento ficam em Cascavel, Curitiba, Francisco Beltrão, Londrina, Maringá, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu e Umuarama.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Os produtos cultivados na nova horta de Siqueira Campos servirão para consumo próprio, mas também poderão ser doados e vendidos diretamente pelos participantes do programa, que funciona em parceria com as prefeituras de cada município.

Na dinâmica, a Copel é responsável pela cessão de uso da faixa, cercamento das áreas, e orientação das famílias participantes sobre a segurança no uso do espaço. O município oferece a assessoria técnica para a agricultura urbana, faz a preparação da terra, dos canteiros e é responsável pelo cadastro e acompanhamento das famílias.

Daniele Ciotta, gerente de Meio Ambiente e Responsabilidade Social, destaca que as hortas comunitárias têm um impacto positivo abrangente para a empresa, para o município e para a comunidade como um todo. “Essas hortas não só contribuem para a produção de alimentos saudáveis, mas também para o aumento da renda das famílias e para a inclusão social”, enfatiza.

publicidade

De acordo com a chefe da Divisão de Desenvolvimento Urbano e Ambiental de Siqueira Campos, Rosamaria da Silva Marra Brocal, após o cercamento das hortas realizado pela Copel e a preparação do solo pela Secretaria de Obras do município, as próximas etapas são a implementação das técnicas de irrigação e a chegada das mudas para as famílias. Todas as hortaliças e legumes das hortas comunitárias sob linhas da Copel são livres de agrotóxicos, o que contribui para a preservação da qualidade do solo e da água, e ainda garante alimentação de qualidade para as famílias.


Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline