Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
EDUCAÇÃO

Professores usam fantasias para chamar atenção de alunos

Professores usam fantasias para chamar atenção de alunos

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Professores usam fantasias para chamar atenção de alunos
Autor Foto: Agência de Notícias do Paraná

Manter a atenção de estudantes durante as aulas já é uma missão importante de educadoras e educadores. No contexto da pandemia, em que a sala de aula passou a ser o ambiente virtual, a competição pela atenção é ainda maior. No Paraná os professores da rede estadual têm usado a criatividade e desenvolvido meios para chamar a atenção dos alunos.

Um bom exemplo disso são professores que estão utilizando fantasias durante as aulas, justamente para tentar prender o foco de crianças e adolescentes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Rodrigo Cardozo Gomes é pedagogo do CEC Ilha de Superagui - no município de Guaraqueçaba, litoral do Paraná - e sempre buscou por promover atividades diferenciadas com os estudantes.

Durante a pandemia, entendeu que tinha ainda mais espaço. “Tenho acompanhando este momento ímpar que estamos atravessando e comecei a me perguntar o que poderia fazer para que os estudantes e professores sorriam e se distraiam desse cotidiano tão pesado. Aí veio a ideia de ‘invadir’ aleatoriamente e de surpresa às aulas no meets dos professores com os estudantes, sempre caracterizado e falando sobre algum assunto”, conta. Rodrigo, que já se caracterizou de palhaço e até de Charles Chaplin, diz que a interferência é recebida com leveza e passou até a ser esperada por estudantes.

A iniciativa também foi adotada pela professora Helen Botion, da Escola São Vicente Palotti, de Mandaguari. Ela viu que o tema ‘biografia’ seria trabalhado nos encontros virtuais, e pensou como poderia tornar tudo mais atrativo. “Eu teria que pesquisar uma personagem interessante, e cheguei na Frida Kahlo. Escolhi ela até pela questão de trabalhar a transversalidade com a arte, e mostrei pinturas e coisas que ela produziu. Pra ficar mais chamativo, avisei todo mundo que a aula seria uma festa à fantasia, até porque todo ano a nossa escola faz uma festa à fantasia em meados de setembro/outubro, e é algo que eles esperam o ano todo. Então aproveitei o momento para resgatar a tradição da escola”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ambos a ideia torna o momento mais atraente e descontraído, o que ajuda os estudantes na fixação do conteúdo.

Heloá Vitória Silva dos Santos, aluna do pedagogo Rodrigo, de Superagui, reforça que o incentivo é um grande benefício. “É uma surpresa muito legal, e a fantasia fez a gente rir bastante. Ajuda na motivação para estudar e participar das aulas”, diz.

Na experiência o também professor Guilherme dos Santos Amadeu, do Colégio Estadual Humberto de Alencar Castelo, em Guairaçá, comenta que o retorno dos alunos tem sido satisfatório. Ele se fantasia de palhaço e faz atividades utilizando material reciclável. “É uma satisfação ver os alunos participando, e visivelmente participam por interesse no conteúdo. Tem sido legal ver o envolvimento dos familiares, também. Teve um caso de um pai que parecia estar se divertindo mais que o próprio filho”.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline