A greve dos professores da rede estadual do Paraná, que teve início na última segunda-feira (3), foi encerrada conforme decisão tomada na noite desta quarta-feira (5) em assembleia estadual extraordinária online convocada pela APP-Sindicato. De acordo com o Sindicato, no entanto, a categoria mantém o estado de greve e aprovou uma "jornada de luta" para barrar a terceirização da gestão dos 204 colégios – pouco mais de 10% da rede estadual de ensino.
- LEIA MAIS: Terceirização de colégios traz melhorias, diz secretário da educação
"Não conseguimos barrar a tramitação [do projeto que privatiza as escolas], mas incomodamos e alcançamos com grande êxito outros objetivos. A nossa luta colocou a pauta da venda das escolas no mundo. Nós temos posição firmada neste estado, provocamos o debate sobre este tema nacionalmente e as agressões e violências deste governador colocaram a nossa pauta e a nossa entidade no cenário internacional", disse a presidente da APP-Sindicato, professora Walkiria Mazeto.
- Clique aqui e receba nossas notícias pelo WhatsApp ou convide alguém a fazer parte dos nossos grupos
O programa da Secretaria de Estado da Educação (Seed) tem a finalidade de melhorar a gestão administrativa e de infraestrutura de escolas estaduais mediante parceria com empresas especializadas em gestão educacional. As empresas ficarão responsáveis pelo gerenciamento administrativo de escolas selecionadas e pela gestão de terceirizados na limpeza e segurança. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais na terça-feira (4). A tramitação do projeto, em regime de urgência, durou oito dias.
Confira a reportagem
TnOnline TV
Consultas nas comunidades escolares
Em outubro, o governo do Estado começará as consultas nos 204 colégios para que a comunidade escolar defina se quer ou não implantar o projeto Parceiro da Escola. É nesta frente que a APP pretende agir. Conforme a lista divulgada, cinco colégios da região foram incluídos no programa Parceiro da Escola. Clique aqui e confira.
Mediação
O Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) tinha marcado uma mediação entre o governo e a APP-Sindicato para tentar colocar encerrar a greve dos professores da rede do Paraná. A reunião seria às 15h30 de sexta-feira (7) na 2ª Vice Presidência do tribunal.
Fonte: informações portal Bem Paraná.
Deixe seu comentário sobre: "Professores da rede estadual decidem pelo fim da greve no Paraná"