Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
CLIMA

Primavera será quente e chuvosa no PR; veja a previsão para a estação

O fenômeno El Niño provocará mudanças significativas na estação que começa neste sábado (23/9)

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

Parque da Raposa, Apucarana
Icone Camera Foto por Jair Ferreira
Parque da Raposa, Apucarana

A primavera de 2023 começa às 03h50 deste sábado, 23 de setembro, e termina à 0h47 de 21 de dezembro. Segundo a previsão do Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), no primeiro dia da estação o tempo fica quente e ensolarado em todas as regiões, exceto no Norte Pioneiro, parcialmente nublado. A temperatura mínima prevista é de 15 ºC em União da Vitória. A máxima deve atingir 42 ºC em Paranavaí, espelhando a realidade do fim do inverno em todo o Estado.

publicidade
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

Neste ano, um El Niño de intensidade moderada a forte está em curso sobre o Oceano Pacífico Equatorial. O fenômeno climático provoca mudanças significativas no padrão de circulação do vento em várias regiões do mundo. O aumento da temperatura média e da umidade do ar gera condições propícias a chuvas. O cenário indica que serão frequentes chuvas volumosas e queda de granizo, associadas a ventanias, rajadas de ventos, raios e trovoadas, com risco de alagamentos, enxurradas e escorregamento de massa.

- LEIA MAIS: Com previsão de 43°C, médico alerta para cuidados com a saúde no calor

publicidade

“A previsibilidade da ocorrência e da intensidade desses eventos severos é desafiadora e muito difícil de ser realizada com grande antecedência”, afirma o meteorologista do Simepar, Reinaldo Kneib. Nesse cenário, o monitoramento sistemático das condições meteorológicas e a emissão de alertas de curto prazo são essenciais para as ações de prevenção e mitigação dos efeitos na sociedade. Os dados podem ser consultados diariamente no site do Simepar.

A previsão indica que as temperaturas médias do ar ficarão acima da normalidade para a estação em todo Paraná. Os maiores valores das temperaturas mínimas e máximas devem ocorrer nas regiões Oeste, Sudoeste, Norte e Litorânea.

“Estão previstas ondas de calor intenso provocadas por massas de ar seco, assim como chuvas acima da média climatológica”, afirma o meteorologista. "O transporte de ar quente da Região Amazônica para o Paraná será mais frequente nesta primavera, aumentando ainda mais o calor”.

publicidade

PREVISÃO DIÁRIA

Nas redes sociais do Simepar, está disponível a previsão do tempo diária no podcast Simepar Informa. No site, pode ser acessada a previsão horária para até 15 dias por município, com indicadores das condições do tempo, temperaturas do ar mínimas e máximas, probabilidade e volume de chuvas, intensidade e direção dos ventos, sensação térmica, umidade relativa, visibilidade e pressão reduzida, além dos dados sobre o nascer e o pôr do sol e da lua.

Para acessar essa previsão, na página inicial à direita, o usuário deve digitar o nome da localidade. Também é possível acessar na barra de opções clicando em Tempo - Previsão e digitando o nome da localidade.

Os avisos sobre a iminência de eventos severos são emitidos pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil e podem ser enviados por celular a interessados cadastrados. O cadastramento pode ser feito em no site da Defesa Civil, na aba Cidadão.

publicidade

AGROMETEOROLOGIA

Segundo as agrometeorologistas do Instituto de Desenvolvimento Rural – IDR-Paraná, Ângela Beatriz Costa e Heverly Moraes, de forma geral, a agricultura será beneficiada pelas chuvas previstas para a estação, principalmente na metade sul do Estado. No entanto, há risco de distribuição irregular, o que poderá prejudicar as grandes culturas como soja, milho e feijão, bem como café, cana-de-açúcar, mandioca e frutíferas, dependendo da fase de desenvolvimento.

As chuvas excessivas também poderão causar erosão no solo e problemas fitossanitários como pragas e doenças. As altas temperaturas, o granizo e os ventos fortes poderão afetar negativamente a agricultura, em especial as hortaliças folhosas. As condições climáticas serão favoráveis para o desenvolvimento das pastagens, produzindo massa verde e facilitando o manejo do gado de corte e leiteiro.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

Últimas do TNOnline