Leia a última edição
--°C | Apucarana
Euro
--
Dólar
--

Paraná

publicidade
SAÚDE

PR tem uma das melhores coberturas na rede de atenção à Aids do Brasil

Esse índice funciona como avaliador das maiores coberturas de serviço e organização da rede de atenção para a doença

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Telegram
Siga-nos Seguir no Google News
Grupos do WhatsApp

Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline

PR tem uma das melhores coberturas na rede de atenção à Aids do Brasil
Autor Levantamento é do Ministério da Saúde - Foto: SESA

O Paraná está entre os estados brasileiros que apresentam o melhor índice composto, de acordo com relatório do Boletim Epidemiológico da Aids, lançado pelo Ministério da Saúde. Esse índice funciona como avaliador das maiores coberturas de serviço e organização da rede de atenção para a doença. O documento aponta também que o Estado possui cinco cidades entre as 100 do País com mais de 100 mil habitantes no ranking do índice composto, além da Capital.

“Assim como reduzimos a taxa de mortalidade em quase 50% em 10 anos, o índice composto também mostra a robustez das nossas políticas e como o atendimento do Paraná às pessoas vivendo com HIV/aids é feito com o objetivo de abranger desde a prevenção até o tratamento”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Associe sua marca ao jornalismo sério e de credibilidade, anuncie no TNOnline.

📰 LEIA MAIS: Advogada que salvou a família de incêndio no PR acorda após 59 dias

De acordo com o levantamento, o Paraná tem índice composto de 4,656 e está na sétima colocação entre as 27 unidades federativas, que incluem os 26 estados e o Distrito Federal.

Esse levantamento do Ministério da Saúde define que os estados com o menor índice indicam melhor desempenho nos indicadores avaliados. O boletim informa que é “provável que haja maiores coberturas de serviços, organização mais estruturada da rede de atenção e proporção mais alta de pessoas vivendo com HIV diagnosticadas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O maior índice composto define os estados que passam por dificuldades e desafios na oferta de testagem, no diagnóstico oportuno e no acesso ao cuidado contínuo. O índice é formado por um conjunto de dados que une a taxa de detecção de Aids, a taxa de detecção da doença em crianças menores de 5 anos, a taxa de mortalidade e a primeira contagem de CD4 nos últimos cinco anos. O CD4 são células que o HIV usa para se replicar, e a contagem em indivíduos com o vírus significa vigilância da doença.

O Paraná reduziu a taxa de mortalidade por Aids de 4,8 para 2,8, o que representa 47,8% de queda durante a década de 2014 a 2024. O Estado empata com o Rio de Janeiro em segundo lugar e atrás apenas de São Paulo (51%) entre os estados na porcentagem. O Distrito Federal tem registro de 52,6%.

CIDADES E CAPITAL – O índice composto também avalia o desempenho de capitais e municípios com 100 mil habitantes ou mais. Entre eles, Curitiba apresenta o quinto melhor desempenho entre as 27 capitais, com índice de 5,688.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Entre as 100 primeiras cidades com mais de 100 mil habitantes, o Paraná tem cinco municípios com índices compostos. O melhor colocado é Pinhais, da Região Metropolitana de Curitiba, na 12ª posição, com índice de 5,782. Foz do Iguaçu, no Oeste, aparece como o segundo melhor, na 35ª posição, com 5,909. Os outros municípios são Maringá (6,108), no Noroeste, Toledo (6,228) no Oeste, e Paranaguá (6,573), no Litoral.

📲Clique aqui para entrar no nosso grupo do WhatsApp e receber nossas notícias em primeira mão

Toledo, Pinhais, Foz do Iguaçu e Maringá receberam a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV (quando o vírus passa da mãe infectada para o filho). Pinhais, por exemplo, possui a certificação desde 2022, quando já apresentava cenário satisfatório.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Paraná também tem a certificação de eliminação da transmissão vertical do HIV e recebeu a sua renovação no último dia 2 de dezembro. “Isso tudo é reflexo da consolidação de uma estratégia estadual sustentada por ações integradas, monitoramento contínuo e forte compromisso institucional”, afirmou Beto Preto.

Gostou da matéria? Compartilhe!

Compartilhar no Facebook Compartilhar no Twitter Compartilhar no WhatsApp Compartilhar no Email

Últimas em Paraná

publicidade

Mais lidas no TNOnline

publicidade

Últimas do TNOnline