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Ponte de Guaratuba recebe prêmio de melhor obra rodoviária do país

O projeto venceu o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2025, na categoria Ponte Rodoviária

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Ponte de Guaratuba recebe prêmio de melhor obra rodoviária do país
AutorPonte de Guaratuba, no Litoral do Paraná - Foto: Arnaldo Neto/AEN

A construção da Ponte de Guaratuba, no Litoral do Paraná, acaba de conquistar um importante reconhecimento nacional. O projeto venceu o Prêmio Melhores e Maiores Obras 2025, na categoria Ponte Rodoviária, concedido pelo Instituto de Engenharia em parceria com a ConVisão CNC – Central de Notícias da Construção – especializada em informação e comunicação dirigidas ao setor de engenharia e construção.

O prêmio faz parte da Semana Nacional da Engenharia e valoriza obras que se destacam pela complexidade técnica, inovação e impacto estrutural nas áreas de infraestrutura, mobilidade e edificações. A cerimônia de premiação aconteceu na terça-feira (21), na sede do Instituto de Engenharia, em São Paulo.

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Com 3,07 km de extensão total, incluindo os acessos, a Ponte de Guaratuba substituirá o sistema de balsas atualmente em operação e eliminará gargalos históricos de mobilidade na PR-412. Financiada integralmente com recursos do Governo do Paraná, esta é a maior obra de infraestrutura em andamento no Estado e uma das mais modernas do país.

→ Leia mais: Renegociação de dívidas do Fies começa neste sábado (1º)

A obra é conduzida pelo Governo do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR), autarquia vinculada à Secretaria de Infraestrutura e Logística (SEIL). O Consórcio Nova Ponte, responsável pela elaboração dos projetos e execução da obra, é formado pelas empresas Odebrecht Engenharia e Construção, Carioca Engenharia e Gel Engenharia.

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Para o diretor-presidente do DER/PR, Fernando Furiatti, o reconhecimento é um marco dentro de um ciclo de modernização da infraestrutura rodoviária do Estado, com foco também de tornar o DER/PR uma referência nacional.

"Com trabalho incansável e uma grande equipe, atingimos esses objetivos com restaurações em concreto pela técnica whitetopping, que outros estados nos visitam para conhecer e aprender; o monitoramento e avaliação das condições de 10 mil km de pavimento que vai resultar em uma contratação bilionária de conservação; a nova ponte internacional entre o Brasil e o Paraguai; e agora com a Ponte de Guaratuba, um marco da engenharia rodoviária que vai conectar e integrar a malha rodoviária na região do Litoral paranaense, uma promessa de tantas décadas, mencionada até na constituição estadual, e que vamos entregar em abril do ano que vem”, afirma.

A diretora técnica do DER/PR, Janice Kazmierczak Soares, também celebrou a premiação. “É um grande orgulho para o DER/PR ter estruturado esse projeto de enorme magnitude e complexidade. Foram muitas variáveis que precisaram estar perfeitamente alinhadas, e isso demandou a atuação de diversos profissionais multidisciplinares trabalhando conjuntamente. Essa premiação representa o reconhecimento de um trabalho que deu certo. Ficará na história da engenharia paranaense”, declarou a diretora técnica.

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Larissa Vieira, engenheira e fiscal da obra pelo DER/PR, destaca o compromisso da fiscalização com a excelência em todas as fases do projeto. “O DER/PR tem conduzido a fiscalização da Ponte de Guaratuba com rigor técnico, transparência e responsabilidade, garantindo a qualidade da execução, o uso eficiente dos recursos públicos e o fiel cumprimento das normas ambientais e de engenharia em todas as etapas da obra”, afirma.

“A Ponte de Guaratuba é um marco para o desenvolvimento de todo o Litoral do Paraná que adota as melhores soluções de engenharia com cuidados especiais em relação ao meio ambiente e comunidades tradicionais abrangidas pela obra”, enfatiza o diretor de contrato do Consórcio Nova Ponte, Luciano Pizzatto.

Nilton Cardoso integrante do Conselho de Administração da GEL S.A, destacou o reconhecimento da obra de construção da ponte fora do Estado onde sua importância e relevância já são conhecidas, o que valoriza ainda mais o esforço do DER/PR e do Consórcio Nova Ponte para o êxito do empreendimento.

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DESTAQUE NACIONAL – Além do reconhecimento nacional, a Ponte de Guaratuba também foi tema de palestra técnica no 5º Seminário de Pontes e Estruturas, promovido pela Associação Brasileira de Pontes e Estruturas (ABPE), regional Sul, com apoio da ABECE e de instituições de ensino.

Representando o Consórcio Nova Ponte, os engenheiros Rui Oyamada, Márcio Ramos M. Araújo e o arquiteto Álvaro Henrique Maia Cavalcanti apresentaram a palestra “Ponte Estaiada de Guaratuba – Projeto, Construção e Modelagem BIM”, destacando o uso da metodologia BIM, que integra projeto e execução, e a complexidade da solução estaiada aplicada sobre o canal de navegação. A presença da Ponte de Guaratuba em um evento técnico de referência nacional reforça a relevância da obra para a engenharia brasileira.

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