Ponte de 130 anos será entregue após reforma no Paraná
O tráfego de veículos retornará ao trecho após reforma geral do tabuleiro
Receba notícias no seu Whatsapp Participe dos grupos do TNOnline
A ponte sobre o Rio da Várzea na PR-427, entre a Lapa, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC), e Campo do Tenente, na região Sul, será liberada para o tráfego de veículos no final da tarde desta sexta-feira (16). A informação foi divulgada pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR).
-LEIA MAIS: PR já registra 17 doações de órgãos em janeiro que beneficiaram 46 pessoas
A estrutura está na fase final de uma obra emergencial iniciada no ano passado, visando garantir sua estabilidade estrutural e corrigir danos acumulados dos meses anteriores. Estes foram causados principalmente pelo excesso de peso e de velocidade de veículos pesados que utilizam a ponte, uma estrutura centenária, construída no século XIX como parte de linha de trem, e mais tarde adaptada para tráfego rodoviário, atualmente sendo administrada pelo DER/PR.
Ela passou os últimos meses interditada para evitar agravamento dos danos estruturais e também permitir a realização dos serviços, que incluíram a substituição do gradil metálico do tabuleiro por novas placas de concreto armado. A implantação do concreto atendeu solicitações dos habitantes locais, e vai proporcionar mais estabilidade para a treliça e componentes metálicos, além de menos ruído durante a travessia de veículos.
A solução original de novas placas metálicas foi substituída logo no início da reforma, durante elaboração de projeto executivo, pelo tabuleiro de concreto, material que exige tempo de cura, e, portanto, um prazo maior de conclusão.
A obra vai continuar pelas próximas semanas para finalização sas melhorias nas treliças metálicas e nas cabeceiras da ponte, devendo ser realizadas somente interdições pontuais, de curta duração.
Condições climáticas desfavoráveis podem alterar o cronograma de liberação da ponte.
HISTÓRICO
A ponte tem 152,95 metros de extensão e largura de apenas 5,24 metros, que incluem calçada com 80 centímetros e pista única de 3,3 metros de largura. Histórica e centenária, a estrutura era utilizada como linha férrea até o início dos anos 60. Após a alteração do traçado da estrada de ferro, ela teve seus trilhos retirados e foi adaptada para ser incorporada à rodovia PR-427. É estimado que a estrutura tenha mais de 130 anos.
Últimas em Paraná
Mais lidas no TNOnline
Últimas do TNOnline