Polícia Civil prende 11 por esquema que desviou R$ 90 mil da Sanepar
Terceirizado comandava fraude e usava contas de parentes e amigos para lavar o dinheiro de falsas devoluções
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A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (13), uma operação contra um esquema criminoso que desviou mais de R$ 90 mil da Sanepar. O principal alvo é um funcionário terceirizado suspeito de fraudar a devolução de faturas pagas em duplicidade por clientes.
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Ao todo, 35 mandados judiciais estão sendo cumpridos em Curitiba, Araucária e São José dos Pinhais, na Região Metropolitana. As ordens incluem 11 mandados de prisão, 13 de busca e apreensão e 11 de bloqueio de contas bancárias.
Os investigados devem responder pelos crimes de furto mediante fraude, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Como funcionava a fraude
A investigação, iniciada há três meses após a própria Sanepar identificar a fraude e acionar a polícia, revelou o modus operandi do grupo.
Segundo o delegado Emmanoel David, o funcionário terceirizado era o responsável por processar a devolução de valores pagos em duplicidade pelos consumidores.
“Porém, se aproveitando da confiança depositada nele pela empresa, realizava as transferências para contas bancárias de terceiros, entre os quais estão seus familiares e amigos, caracterizando a prática da lavagem de dinheiro”, explica o delegado.
Posteriormente, os valores eram direcionados às contas pessoais do investigado. A polícia estima que o esquema tenha lesado cerca de 40 vítimas, além da Sanepar, e estivesse ativo há pelo menos cinco meses.
Sanepar afirma que cliente não teve prejuízo
O diretor-presidente da Sanepar, Wilson Bley, informou que, por se tratar de um empregado de uma empresa contratada, o prejuízo financeiro foi absorvido pela terceirizada.
“Nenhum cliente foi prejudicado e todo o valor desviado foi devolvido à Sanepar pela terceirizada, que também demitiu o funcionário envolvido na fraude”, afirmou Bley.
A companhia de saneamento informou que aprimorou os procedimentos internos para evitar novas fraudes. Conforme o gerente Guilherme Arioli, um novo sistema de checagem automática de CPF e CNPJ para devoluções entrou em vigor neste mês, além da adoção de "critérios mais rigorosos para aprovação de devoluções".
Com informações da Banda B
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